Consulta de pré-pagos por CPF passa a valer no Sul e Sudeste

As duas regiões foram as últimas a ter o projeto implantado. Com isso, iniciativa passou a funcionar em todo o país.

A partir desta quarta-feira, 22, os consumidores das regiões Sul e Sudeste do país podem consultar no portal https://cadastropre.com.br/#/ a existência de celulares pré-pagos registrados com seu CPF, em cada uma das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.

Com a ativação da ferramenta nestas regiões, usuários de todo o Brasil agora pode verificar se há linhas criadas em seu nome, mas sem seu conhecimento. A solução foi apresentada pelas empresas no Plano de Ação Setorial e aprovada pela agência.

Hoje, no Brasil, há cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, 3 acessos a cada 1.000 apresentam inconsistências cadastrais. O pedido de cancelamento do consumidor de um número irregularmente criado em seu CPF deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).

Eventualmente, as prestadoras poderão entrar em contato com os detentores de linhas sem titularidade reconhecida para solicitar a atualização cadastral, sob pena de cancelamento destas.

A primeira etapa do Projeto ocorreu entre abril e novembro de 2019. Neste período, as prestadoras realizaram campanha para atualização cadastral junto aos titulares de linhas pré-pagas ativas de todo o país.

Neste ano, estão sendo realizadas as etapas de disponibilização dos dados para consulta. Também são previstas medidas adicionais para melhoria dos procedimentos de habilitação de novos chips, como a adoção de um modelo de cadastro com validação documental e digitalização das informações cadastrais.

Confira os endereços eletrônicos e telefones das centrais de atendimento das prestadoras para atualização dos cadastros:

Claro
www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre
1052

Tim
www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre
1056

Vivo
www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago
1058

Oi
www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro
1057

Algar
www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0
1055

Sercomtel
www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/
1051

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111