Conselho do Fust adia apresentação do Plano de Aplicação de Recursos

Plano de Aplicação de Recurso pode ser liberado até o dia 15 de agosto, por todos os agentes financeiros

Crédito: Freepik

A pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) prorrogou o prazo para apresentação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que estava marcado para o dia 30 de junho. O novo prazo definido pelo colegiado ficou para 15 de agosto de 2023, para todos os agentes financeiros.

Outra decisão do conselho foi determinar que o BNDES faça relatórios trimestrais perante o Conselho para acompanhamento das aplicações do Fundo, sendo o primeiro a ser apresentado em setembro de 2023. As decisões foram aprovados por unanimidade.

Aplicações

No final do ano passado, o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) aprovou alterações na resolução que disciplinam o uso de recursos na modalidade de apoio não reembolsável e reembolsável. Na modalidade de apoio não reembolsável, o Poder Executivo poderá realizar transferências de recursos financeiros para entes públicos e entidades privadas, inclusive subvenções econômicas para empresas privadas com fins lucrativos, repassadas diretamente ou por meio dos agentes financeiros.

Já a alocação de recursos sob a forma reembolsável poderá ser realizada por meio de operações de crédito, diretas ou indiretas, a subscrição de valores mobiliários e subscrição de cotas de fundos de investimento em direitos creditórios. 

A nova resolução também estabelece as formas de prestação de contas e de apresentação de relatórios. O acompanhamento da execução dos programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações realizadas pelas entidades beneficiadas com recursos não reembolsáveis do Fust será realizada pelos agentes financeiros. 

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588