Conheça o Spot, primeiro cão-robô a operar no Brasil conectado à 5G
No Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), as inspeções de infraestruturas críticas em ambientes perigosos agora são feitas por um novo integrante, o Spot, um cão-robô conectado à 5G. Ele é o primeiro do tipo a operar no Brasil.
A chegada do equipamento é o resultado de um convênio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o PTI. A Itaipu Binacional, empresa de energia, adquiriu duas unidades.
O robô, fabricado pela Boston Dynamics, tem quatro pernas (ou “patas”) articuladas e é dotado de inteligência artificial. Esta estrutura é importante para proporcionar mobilidade mais ágil do que outros tipos de equipamentos com rodas ou esteiras.
Para otimizar a precisão das atividades, o cão-robô conta com diversos sensores, câmeras e microfones conectados à 5G, rede que permite menor latência, ou seja, menor tempo de resposta aos comandos. Ele é utilizado para detectar anormalidades em áreas de difícil acesso.
Na prática, é o Spot que agora é convocado para checar situações como suspeitas de vazamento de gás e estrutura danificada. Ele pode andar em escombros e tem câmera infravermelha.
O cão-robô pode ser controlado por meio de um tablet e cumprir operações manuais ou autônomas. Ele pode carregar até 14kg e opera com replanejamento dinâmico em torno de obstáculos e autocorreção, em caso de queda.
A chegada do Spot ao Parque Tecnológico vai além da mera aquisição. Ele será testado em ambiente industrial com a rede 5G privativa e os resultados podem ser úteis para aplicação de soluções semelhantes em outras áreas. Esta, segundo a agência, é a principal motivação da parceria.
“Serão efetuados testes de conectividade, alcance e compatibilidade com a infraestrutura, além de avaliações das funcionalidades das duas unidades e de integrações com suas plataformas”, explica a ABDI.
Internacional
O Spot é um modelo de cão-robô também adquirido recentemente pela Polícia de Nova York. A apresentação de dois deles por lá mobilizou um evento na Times Square. Os agentes apelidaram a dupla de Digidogs.
The Future of Public Safety is NOW:
Digidog is a RC K-9 robot for use in assessing hazardous situations
StarChase pilot will test a projectile that attaches a GPS-enabled device to stolen or ghost vehicles
K5 ASR pilot will help conduct automated patrol in confined areas pic.twitter.com/4Qp05ph81o— NYC Mayor’s Office (@NYCMayorsOffice) April 11, 2023
Além da inspeção em áreas perigosas, o cão-robô também é usado pela segurança pública de Nova York para situações com ameaça de bomba. O investimento feito pela corporação foi de 750 mil dólares.
Nokia e Itaipu
Nesta semana, a Itaipu também anunciou parceria com a Nokia para testes de aplicações da rede 5G no Centro de Competência de Tecnologias Aplicadas da companhia no PTI-BR.
Segundo o Gerente do Centro de Competências em Tecnologias Abertas e IoT do PTI-BR, Willbur Souza, “a expansão da 5G é um dos principais pilares para o desenvolvimento contínuo de tecnologias futuras e inovações em diversas áreas da sociedade, com aplicações que podem acelerar a indústria 4.0”.