ConectarAGRO revela avanço da conectividade rural no Brasil
A ConectarAGRO divulga dados atualizados do Indicador de Conectividade Rural (ICR), desenvolvido pela associação em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que mede a conectividade nas áreas rurais e remotas do país. Os novos números mostram um crescimento da cobertura 4G e 5G nas áreas agrícolas do Brasil, subindo de 19% para 23,8% nos últimos seis meses.
“A presença dessas pequenas propriedades em áreas de ‘fácil’ acesso tem impulsionado a conectividade, aumentando assim o alcance da cobertura digital rural. Esse movimento de inclusão digital em áreas produtivas reflete diretamente no aumento do Indicador”, afirma Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO.
O estudo também revelou que 43,8% dos imóveis rurais agora possuem acesso às redes 4G e 5G, uma melhora significativa em comparação com os 37% registrados em abril. A ConectarAGRO atribui esse crescimento à expansão da infraestrutura de conectividade em regiões próximas a cidades e rodovias, além do aumento em áreas de preservação ambiental e indígenas.
Redes privativas
Outro ponto de destaque é o papel das redes privativas na conectividade do agronegócio, embora ainda não haja monitoramento específico dessas redes no estudo atual. Paola Campiello comentou sobre essa tendência. “Em relação a operadoras e provedores, notamos um aumento significativo das redes privativas no setor. No nosso estudo ainda não há dados sobre elas, mas vamos começar a monitorar. É um grande diferencial do agro conectado”.
As informações detalhadas sobre esses avanços e as perspectivas para o futuro da conectividade rural serão discutidas no Futurecom, evento que acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro, em São Paulo.