ConectarAGRO revela avanço da conectividade rural no Brasil

Estudo conduzido pela ConectarAGRO, em parceria com a UFV, mostra aumento significativo de imóveis rurais conectados, impulsionando o agronegócio brasileiro
ConectarAGRO revela avanço da conectividade rural no Brasil
Estudo conduzido pela ConectarAGRO apontou avanço na conectividade rural | Foto: Freepik

A ConectarAGRO divulga dados atualizados do Indicador de Conectividade Rural (ICR), desenvolvido pela associação em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que mede a conectividade nas áreas rurais e remotas do país. Os novos números mostram um crescimento da cobertura 4G e 5G nas áreas agrícolas do Brasil, subindo de 19% para 23,8% nos últimos seis meses.

“A presença dessas pequenas propriedades em áreas de ‘fácil’ acesso tem impulsionado a conectividade, aumentando assim o alcance da cobertura digital rural. Esse movimento de inclusão digital em áreas produtivas reflete diretamente no aumento do Indicador”, afirma Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO.

O estudo também revelou que 43,8% dos imóveis rurais agora possuem acesso às redes 4G e 5G, uma melhora significativa em comparação com os 37% registrados em abril. A ConectarAGRO atribui esse crescimento à expansão da infraestrutura de conectividade em regiões próximas a cidades e rodovias, além do aumento em áreas de preservação ambiental e indígenas.

Redes privativas

Outro ponto de destaque é o papel das redes privativas na conectividade do agronegócio, embora ainda não haja monitoramento específico dessas redes no estudo atual. Paola Campiello comentou sobre essa tendência. “Em relação a operadoras e provedores, notamos um aumento significativo das redes privativas no setor. No nosso estudo ainda não há dados sobre elas, mas vamos começar a monitorar. É um grande diferencial do agro conectado”.

As informações detalhadas sobre esses avanços e as perspectivas para o futuro da conectividade rural serão discutidas no Futurecom, evento que acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro, em São Paulo. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10905