Concessão de crédito: bureaus são principal ferramenta de análise

De acordo com pesquisa da Cinnecta realizada com executivos das áreas de crédito, risco e cobrança, apenas um terço das instituições utilizam dados do Open Finance para análise de crédito

Concessão de crédito: bureaus são principal ferramenta de análise

Os bureaus de crédito são a principal fonte de consulta para a concessão de crédito no país. Eles são utilizados por 89,7% das instituições financeiras. O dado é de uma pesquisa feita pela Cinnecta, empresa do grupo Matera especializada em soluções de inteligência artificial e análise de comportamento de clientes para o setor financeiro. O levantamento ouviu 30 executivos das áreas de crédito, risco e cobrança de grandes bancos tradicionais, bancos digitais, cooperativas e meios de pagamento.

Em segundo lugar, o recurso mais citado pelos profissionais do setor foi o Sistema de Informações de Créditos (SCR), mantido pelo Banco Central (BC). O SCR é consultado por 44,8%, de acordo com a pesquisa.

Já em terceiro lugar, aparece o Open Finance, ecossistema financeiro aberto que vem sendo implementado no país há três anos. Os dados gerados a partir do compartilhamento consentido de informações dos clientes das instituições financeiras são utilizados por 31% das empresas de crédito.

Desafios

Entre os principais desafios apontados pelos executivos na concessão de crédito estão a capacidade de coletar, integrar e analisar informações para construção de modelos precisos (26,7%), detecção de fraudes e gestão de riscos (23,3%), a compreensão do momento de vida e comportamento do cliente (20%), a gestão da inadimplência (16,7%) e a adoção de tecnologias e otimização de modelagens de crédito (13,3%) dos entrevistados.

Ainda que a adoção de tecnologias no mercado de crédito não tenha aparecido nas primeiras posições dos desafios citados pelos profissionais, 70% deles disseram que é alta a necessidade de implementar novas soluções tecnológicas para avaliar riscos, tomar decisões com mais precisão e agilidade, além de permitir a personalização da oferta.

Das empresas que participaram do levantamento, metade já utiliza inteligência artificial (IA) de alguma forma em seus processos de análise de crédito. Por outro lado, 66,7% dos executivos entrevistados apontaram a IA como a maior preocupação em termos de adaptação tecnológica e operacional.

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Simone Costa

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