Compras online de até R$ 300 no cartão de débito não mais pedirão senha

A iniciativa é da Abecs, associação que representa os meios de pagamentos, que desenvolveu as regras. As lojas online terão que se cadastrar com as bandeiras dos cartões.
Compras online no débito não terão senha. Crédito-freepik
Expectativa da Abecs é aumentar em R$ 20 milhões o volume de compras. Crédito-Freepik

Em breve, as compras online com cartão de débito no valor de até R$ 300 poderão ser feitas sem a necessidade de confirmar com a senha eletrônica. Essa facilidade foi anunciada hoje, 17, pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamentos, desenvolveu regras e padronização de valores para a expansão das transações por meio do cartão de débito na internet sem a necessidade de senha. A expectativa das empresas do setor é que, com a iniciativa, o uso do débito em pagamentos online ganhe cada vez mais representatividade, com potencial de incremento do valor transacionado na ordem de R$ 25 bilhões por ano.

Com a iniciativa, o usuário pode realizar transações com seu cartão de débito em lojas virtuais, aplicativos de transporte e delivery, serviços de assinatura de streaming, entre outros, sem a necessidade de autenticação para valores até R$ 300. Para oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes, os estabelecimentos devem ser previamente aprovados pelas bandeiras de cartão e seguir uma série de critérios de elegibilidade, como baixo índice histórico de fraude e adoção da tecnologia de tokenização, entre outros.

“A solução do débito online é uma inovação que já está disponível para os clientes em alguns serviços, como aplicativos de transporte, delivery de refeição, segmento de streaming, entre outros. Nosso objetivo é ampliar o programa para que cada vez mais lojas e aplicativos possam oferecer essa opção aos clientes. Além de simplificar o pagamento, esse tipo de transação possui um rigoroso processo para impedir fraudes, o que garante mais segurança aos consumidores e maior conversão aos comércios”, afirma Marcelo Tangioni, conselheiro da Abecs, responsável pela coordenação do projeto de padronização do débito online na Associação, e presidente da Mastercard Brasil.

Melhoria de experiência

Assim como ocorre nos pagamentos presenciais por aproximação, em que o cliente não precisa autenticar compras de até R$ 200, o débito online busca tornar a jornada do usuário mais fluida. Ao cadastrar ou inserir os dados do seu cartão de débito no site ou aplicativo que oferece essa modalidade, toda transação até R$ 300 ocorre sem interrupção para digitar senha.

De acordo com a padronização realizada pela Abecs, caso as  compras online com o débito sejam superiores a R$ 300, a transação poderá ocorrer por meio do protocolo de segurança 3DS, que requer uma autenticação por parte do usuário.

“Em pagamentos de baixo valor e pouco risco, que são feitos no dia a dia ou que se repetem com frequência, como uma assinatura mensal, por exemplo, essa fluidez faz toda a diferença para o cliente”, diz Tangioni. Para o comércio, além da possibilidade de oferecer o débito como mais uma opção de pagamento ao seu público, transações online mais rápidas e seguras geram maior índice de conversão de vendas.

Possibilidade de contestação

Assim como ocorre nas compras com cartão de crédito, o usuário do cartão de débito na internet também tem como benefício a possibilidade de contestação de uma determinada compra junto ao emissor do cartão, seja por não reconhecimento da despesa, seja por desacordo comercial com a loja que vendeu o produto ou serviço. Após a solicitação, em caso de confirmação de erro, o cliente recebe o estorno do valor em sua conta.

Débito online em expansão

De acordo com dados da Abecs, a quantidade de transações com cartões de débito na internet cresceu 13% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 108 milhões de pagamentos de compras online. Em valor financeiro, a soma foi de R$ 2,5 bilhões, o que representa crescimento de 1,9% em relação ao volume movimentado no primeiro trimestre de 2022.

(assessoria de imprensa).

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Da Redação

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