Como as operadoras brasileiras se saem em reputação e valor de marca?

Monitor Merco e Kantar colocaram as operadoras em listas recentes de reputação e valor de marca. Confira o desempenho de Claro, Embratel, Oi, TIM e Vivo.

Hoje, 14, e ontem, 13, saíram dois rankings de consultorias especializadas que tratam de reputação de empresas e marcas – ambas, com a presença das teles. O setor de telecomunicações está representado no Monitor Merco Empresarial por Vivo, TIM e Claro. E no Kantar BrandZ por Vivo, Claro, Oi e TIM.

A lista do Monitor Merco traz 100 empresas, de 35 segmentos. A relação busca medir a reputação de marcas presentes no mercado brasileiro. A primeira colocada é a Natura, seguida por Itaú Unibanco e Ambev.

A Vivo aparece como empresa de telecomunicações mais bem colocada, no 19º lugar. Subiu da 32ª posição no ranking de 2022.

Outras duas teles aparecem na lista de reputação da Merco. A segunda operadora mais bem colocada é a TIM, que fica no 83º lugar, e também galgou degraus, pois estava em 88º no ano anterior. A Claro se manteve estável, no número 92.

A pesquisa de campo da décima edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre abril e dezembro de 2023, composta por mais de 11 mil entrevistas. A metodologia inclui avaliações com a população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de sua presença online. Na etapa final, também é feita uma avaliação de indicadores objetivos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.

“A presença da Vivo entre as Top 20 companhias com a melhor reputação do Brasil no ranking Merco reflete o propósito da Vivo e o compromisso dos seus 33 mil colaboradores em gerar valor para todos os públicos com os quais se relaciona”, afirma o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.

Valor de marca

A lista da Kantar traz 50 marcas e foi revelada ontem, 13. Mostra Claro e Vivo no Top 10. A Claro é a marca do setor mais valiosa, segundo os critérios da pesquisa, em 4º lugar na colocação geral, com valor atribuído de US$ 5,7 bilhões, alta de 10%. A Vivo aparece em 7º, com marca avaliada em US$ 3,3 bilhões, alta de 27%. A Oi ocupa a posição 25, valendo US$ 1 bilhão, perdeu 9% na comparação com o ranking anterior, de dois anos atrás. A Embratel, que é do grupo Claro, figura em 34º, estimada em US$ 716 milhões, queda de 4%.

A metodologia, neste caso, se dá com base em entrevistas com o consumidor e análises financeiras. O ranking lista as marcas que fazem a maior contribuição monetária absoluta para o valor total de suas respectivas empresas controladoras, considerando tanto o desempenho atual quanto o futuro. Só entram na lista marcas criadas no Brasil. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10507