Comércio tem alta de 4,9% em 2021, segundo Serasa
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian apontou aumento de 4,9% no acumulado anual de 2021 em comparação ao ano anterior nas vendas do varejo físico brasileiro. Em 2020, foi registrada a maior retração de toda a série história do índice, iniciada em 2001 e teve queda de 12,2%.
De acordo com o levantamento, as vendas por segmento oscilaram e alguns setores apresentaram alta enquanto outras tiveram queda. A área de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática impulsionaram o índice e apresentou aumento de 9,5%, já a maior baixa foi em Combustíveis e Lubrificantes (7,9%).
O setor de Material de Construção ficou em segundo lugar entre aqueles que registraram crescimento, com 9,1% no acumulado dos doze meses. O setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios amargou o segundo lugar entre as maiores retrações, com -6,5% no ano de 2021.
Análise ano a ano aponta queda em 2021
Na análise anual (dez/20 x dez/21) o levantamento da Serasa apontou queda de 4,7% nas vendas do comércio brasileiro. Durante todo o ano, esta foi a maior retração apresentada. Em relação aos segmentos, o único que apontou aumento foi o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (5,4%), os demais demonstraram recuo, com destaque para Combustíveis e Lubrificantes, que caiu 15,6%.
(com assessoria)