Com serviço Claro Sync, operadora conecta relógio Apple
A Apple inicia na sexta-feira, 15, as vendas no Brasil da versão celular do Apple Watch Series 3. Por enquanto, apenas clientes da Claro poderão se beneficiar da compatibilidade. É que a operadora desenvolveu o serviço Claro Sync, que permite que o mesmo número e o mesmo plano do smartphone seja utilizado em outros dispositivos conectados.
A plataforma, de acordo com executivos da operadora, é um desenvolvimento conjunto de equipes de P&D e de engenharia do grupo, tendo parte sido realizada em outros países e parte no Brasil. Por enquanto, o dispositivo que pode ser conectado é o relógio de tecnologia Apple. Mas logo mais estará disponível também para relógios de fabricantes que usam o sistema operacional Android.
A equipe de desenvolvimento da Claro Brasil, envolvida com o projeto, está estudando outros nichos de mercado. Um dos que se revelam promissores é o segmento pet, pois os brasileiros têm uma enorme quantidade de animais de estimação em suas casas. Para os donos, monitorar os movimentos de seus animais de estimação é uma questão de segurança, imaginam os que avaliam esse mercado.
A tecnologia e-SIM não exige que um SIM card físico (chip) seja instalado no dispositivo. As configurações da operadora e o número são enviados por meio da própria rede, direto para o equipamento – no caso, o relógio da Apple. É importante destacar que os relógios Apple comprados no exterior não vão funcionar na rede brasileira, pois operam em outra frequência, alertam os especialistas.