Com foco no interior, Appétit cria solução para a logística das entregas
No mercado de aplicativos de entrega desde 2018, a startup paranaense Appétit Delivery iniciou de forma tímida. Contudo, hoje com um projeto de expansão e uma previsão de crescimento no lucro superior a 60%, quando comparado com 2021, a startup busca estabelecer-se em cidades com até 150 mil habitantes e propor taxas menores aos colaboradores.
A logística, no entanto, é uma grande dor dos estabelecimentos. A grande maioria, mais de 80%, não possui entregadores fixos contratados”, afirma Juliano Matias, CEO da Appétit Delivery, aplicativo de comida focado em cidades de médio porte.
Atendendo mais de 120 cidades em todas as regiões do Brasil e com pretensão de atingir 250 até o fim de 2023, a Appétit Delivery oferece soluções para problemas de logística. Pedir comida já é hábito na casa de muitos, porém o consumidor pode também sofrer com uma série de problemas devido ao entregador, para solucionar essa dor a empresa busca novas formas de trabalhar nesse mercado já conhecido por diversos brasileiros.
“Hoje já possuímos uma base de 4 mil estabelecimentos cadastrados em nosso marketplace, nele focamos em cidades onde ainda não há aplicativos de entrega. Além disso, possuímos uma taxa muito competitiva no mercado, cobramos 10% dos pedidos para os parceiros cadastrados no aplicativo enquanto os demais iniciam nos 12%. Caso o estabelecimento queira utilizar entregadores do próprio aplicativo essa taxa é a mesma, enquanto outros chegam a cobrar até 28% do valor do pedido.” relata Juliano Matias.
Para isso ser possível, a empresa busca por meio de franquias estabelecer pontos em cidades ao redor do Brasil. “Para ser um de nossos franqueados o empreendedor não precisa de um aporte inicial elevado, podendo ingressar na Appétit Delivery com investimento de R$ 3 mil que pode ser recuperado logo no primeiro mês. Além disso, nosso aplicativo traz como um diferencial o sistema de cashback, onde consumidores e comerciantes na nossa plataforma podem compartilhar seus códigos e quando outro usuário utilizar ambos os serviços, eles recebem 1% do valor da compra em cashback”, explica.
Assim, ao mesmo tempo que possibilita a distribuição de outros produtos, a marca cresce no território nacional. Os números mostram que tem dado certo. Para alguns franqueados, a parte logística já representa quase metade da receita total. “A adesão está muito boa e os resultados são animadores, pois, além de fazer as entregas do Appétit Delivery, os estabelecimentos podem chamar os entregadores pela plataforma para pedidos do WhatsApp, telefone e até de outros aplicativos”, conclui Juliano.
* Ettory Jacob é estagiário sob supervisão do Digital Money Informe