Claro Pay planeja crescer associando conta digital e banda larga

Aplicativo permite que clientes semibancarizados tenham acesso a serviços digitais, ao mesmo tempo que a operadora reduz os custos com transações financeiras
Mauricio Santos, do Claro Pay, serviço de conta digital da operadora
Mauricio Santos, do Claro Pay, diz que operadora quer integrar mais serviço de conta digital a produtos de telecom

Em meio às dificuldades financeiras das fintechs, o Claro Pay, banco digital da Claro, planeja crescer oferecendo, por meio de um único aplicativo, conectividade móvel e conta digital. Atualmente, o serviço conta com 2 milhões de clientes e vê grandes possibilidades de expansão, mirando o público das classes C, D e E.

“Buscamos atender a esse segmento da população brasileira, que é semibancarizado”, afirmou Mauricio Santos, diretor executivo de Serviços Financeiros da Claro e Claro Pay, em palestra no Digital Money Meeting, realizado pela Momento Editorial, nesta quarta-feira, 12, em São Paulo.

Segundo o executivo, a operadora percebeu que parte significativa da população tem dificuldade para manusear aplicativos bancários, como os de bancos digitais. Com isso, a tele decidiu investir no setor, aproximando a oferta de serviços de telecomunicações e recursos típicos de contas digitais. Santos disse que, segundo pesquisas, 54% dos cidadãos das classes D e E não se sentem à vontade com bancos.

“Imagine um copia e cola para um pagamento via PIX. Nem todo mundo tem facilidade com isso”, destacou.

O executivo contou que o serviço também se destina a adultos que não têm cartão de crédito. Com isso, a intenção é fazer as pessoas substituírem o dinheiro vivo pelos recursos do Claro Pay.

Na prática, quanto mais o cliente utiliza o Claro Pay, mais benefícios adquire com a Claro, como tarifas mais baixas e ofertas especiais de velocidade de internet. Ao mesmo tempo, a operadora, mediante o braço financeiro, reduz o custo das transações bancárias, uma vez que a intermediação financeira é feita por uma subsidiária, e não por uma instituição financeira.

Entre os serviços, o Claro Pay permite que o cliente recarregue o plano de dados móveis, compre gift cards para assistir a plataformas de streaming e acesse uma espécie de cheque especial que deve ser pago em até 15 dias. O crédito, cujo valor máximo fica próximo de R$ 500, é disponibilizado na mesma hora.

“Muitas vezes, o salário acaba antes do fim do mês e o cliente precisa ir ao mercado. Ele pega crédito com o Claro Pay, faz as compras e depois paga”, explicou Santos.

Conforme o executivo, a operadora planeja integrar, cada vez mais, os seus serviços ao Claro Pay. “A simbiose faz com que tenhamos capacidade de ser protagonistas nesse mercado”, pontuou.

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Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

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