Claro lidera ganhos na portabilidade numérica do celular em 23
A Claro é a operadora líder em portabilidade numérica no celular de 2023. É o que mostra um levantamento publicado nesta semana pela consultoria Teleco, com dados da Anatel. Como receptora de portabilidade, a Claro contabilizou um saldo de 709 mil pedidos entre janeiro e dezembro do ano passado.
A operadora é líder em pedidos de portabilidade no celular em toda a linha histórica disponível no estudo, que reúne dados a partir de 2018.
Na telefonia fixa, a Algar Telecom ganhou o pódio de maior número de clientes adquiridos por intermédio da portabilidade numérica, com saldo líquido de 122 mil linhas.
ABR Telecom
Segundo a ABR Telecom, entidade responsável por manter os sistemas de portabilidade numérica no país, desde 2008, quando o sistema foi implantado, já foram efetivadas 90,2 milhões de troca de operador com a manutenção do número, prevalecendo a telefonia móvel. Ao logo desses anos, foram efetivadas 67, 9 milhões de portabilidade móvel e 22, 3 milhões de portabilidade do número fixo.
As unidades da Federação com maior número de portabilidades efetivadas foram SP (DDD 11), com 18,57 milhões no período; Rio de Janeiro (DDD 21), com 10,255 milhões; Minas Gerais, (DDD 31), com 5,33 milhões e Rio Grande do Sul, com 3,788 milhões.