Claro já produz 200 MW de energia de fontes renováveis

Empresa recebeu prêmio pela iniciativa, que evitou a emissão de 500 mil toneladas de CO2e na atmosfera até o momento
Claro foi uma das vencedoras do Prêmio Eco da Amcham 2023
Ao centro, Roberto Catalão, CFO da Claro, posa com o Prêmio Eco 2023 ao lado dos diretores Daniely Gomiero e Hamilton Silva, responsáveis pelas áreas de Sustentabilidade e Energia da Claro, respectivamente, acompanhados por representantes de suas equipes.

Um dos vencedores do Prêmio Eco AMCHAM 2023, que há 40 anos reconhece projetos referência em ESG, o programa Energia da Claro foi atingiu a marca de 200 MW de produção de energia proveniente de 85 usinas próprias de fontes renováveis espalhadas por 13 estados brasileiros.

Atualmente, a frente de geração distribuída abastece mais de 25 mil unidades consumidoras da Claro, o que corresponde a 70% de todo seu consumo em baixa tensão, e conta com a maior usina de Geração Distribuída (GD), em capacidade instalada de potência, em operação no Brasil. Movida a biogás, a planta tem autorização para gerar até 4,65 megawatts médios (MWm) de energia, que conseguem abastecer 2.991 unidades da Claro, entre torres de telefonia, data centers e outras estruturas operacionais.

A operadora ainda investe no mercado livre de energia e tem contratos de longo prazo para aquisição de energia renovável para atender 100% de seu consumo em média tensão, o que faz com que seus data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.

Contemplando a produção em geração distribuída e os contratos firmados no mercado livre, o Energia da Claro deve gerar mais de 1 GWh/ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Desde o início do programa, em 2017, a operação já evitou a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2e na atmosfera, resultado que coloca a operadora à frente das metas de redução de emissões estipuladas pela Science Based Target (SBTi) em estudo feito para a companhia globalmente e que determinou os objetivos que deveriam ser perseguidas por todas as operações do grupo, nos 25 países em que atua.

A escolha dos jurados do Prêmio da Amcham se deu na categoria que avalia sustentabilidade em processos. Esta é a segunda vez que a operadora se destaca entre os participantes da premiação, promovida anualmente pela Câmara de Comércio Americana. Em 2021, a Claro foi reconhecida pelo conjunto de ações promovidas para apoiar a população brasileira durante a pandemia.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10589