Claro é premiada por oferecer a rede móvel mais rápida e com melhor experiência para vídeo

Premiação da Ookla é feita com base em testes iniciados por consumidores em plataforma de medição de velocidade
Claro tem a internet móvel mais rápida do Brasil, diz Ookla
Claro é premiada por oferecer a internet móvel mais rápida do Brasil (crédito: Freepik)

A Claro foi premiada pela Ookla, líder global em redes inteligentes e conectividade, por disponibilizar a internet móvel mais rápida e a com melhor experiência para vídeos no Brasil. As condecorações se referem a testes realizados por consumidores no segundo semestre do ano passado, por meio do serviço Speedtest.

Além disso, no mesmo período de avaliação, a operadora se destacou por ter a taxa mais baixa de latência e pela consistência em redes móveis no País.

No caso da internet fixa, a Claro foi apontada como a empresa que oferece melhor velocidade de download de banda larga e melhor consistência (estabilidade de redes WiFi).

Resultados

• Em latência de redes móveis, a Claro alcançou 45.74 ms, sendo a mediana do Brasil (todas as operadoras móveis) 51.57 ms.

• Em consistência de redes móveis, a operadora atingiu a taxa de 85,82%, acima, portanto, da mediada do País (83,05%).

• No caso do download em banda larga fixa, a Claro alcançou a mediana de 144.81 Mbps, contra 97.75 Mbps da mediana do Brasil.

• Por fim, no que diz respeito à consistência do WiFi, a operadora atingiu o percentual de 88,27%, também acima da mediana nacional (84,84%).

Para chegar aos resultados, a Ookla analisou testes iniciados por consumidores realizados na plataforma Speedtest usando dispositivos modernos em todas as principais operadoras.

O Speedtest Awards, como a premiação é chamada, uso a métrica SpeedScore, que avalia as velocidades de download e de upload de cada provedor para classificar o desempenho da rede. Os testes se restringem a dispositivos modernos, no sentido de avaliar as capacidades de conexão das redes com base em aparelhos capazes de operar com a tecnologia mais rápida disponível no mercado.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 886