Claro ativa a tecnologia RCS no envio de mensagens

Qualquer cliente da operadora que possua um celular Android 5.0 ou superior, com o aplicativo Mensagens original do Google, poderá trocar mensagens do tipo

A Claro anunciou hoje, 14, que ativou o recurso RCS – Rich Communication Service, serviço de mensagens instantâneas para aparelhos Android, em sua rede. Considerado a evolução do SMS, o recurso permite trocar textos, fotos, gráficos, sons, vídeos pela rede móvel.

O RCS permite a criação de grupos de bate-papo; saber se o outro já está digitando a resposta; e as mensagens podem chegar também via WiFi. O cliente pode se comunicar via RCS com clientes de qualquer operadora, em todo o mundo. E, para facilitar, ao enviar uma mensagem, o usuário terá à disposição, na tela do seu smartphone, a informação para identificar se o contato também possui o RCS disponível ou se o envio seguirá por SMS.

O tráfego se dá por IP, por isso, embora não haja cobrança por mensagem, há consumo da franquia de dados do usuário. A Claro fechou acordo com o Google, principal promotor do RCS atualmente no mundo, que deverá ser a nuvem para armazenar as mensagens.

Para o futuro, a Claro estuda expandir o serviço para o setor corporativo e também para se comunicar com o assinante via RCS.

Como acessar o recurso

Ao longo dos próximos dias, os clientes Claro que possuem smartphones com o sistema operacional Android – a partir da versão 5.0 Lollipop – serão habilitados gradativamente a utilizar o novo serviço. Para acessar o RCS, o usuário deve verificar se o aplicativo “Mensagens”, desenvolvido pelo Google, já está embarcado no aparelho. Caso não esteja, é necessário baixar o app na Play Store e estar conectado à internet. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10576