Claro adiciona mais no pós-pago e Brisanet se destaca entre os ISPs

Conforme o banco XP, a Claro adicionou novos 343,9 mil clientes no pós-pago em janeiro, liderando o número de adições líquidas e a Brisanet agregou mais 12,3 mil clientes em banda larga fixa, organicamente.
(crédito: Freepik)

A Claro foi a operadora que mais ganhou clientes no celular pós-pago no mês de janeiro, conforme os números da Anatel divulgados na semana passada. Entre os ISPs, o destaque dos analistas do XP vai para a Brisanet, que registrou mais adições líquidas do que a Desktop ou a Unifique.

Conforme Bernardo Guttman, head de Tech, Media e Telecom e Marco Nardini, analista do banco XP, a Claro adicionou novos 343,9 mil clientes no pós-pago e conectou 130,3 mil clientes no pré-pago ao longo do mês. A Vivo ficou em segundo lugar no número de adições líquidas, com mais 263,8 mil, mas desconectou 83,9 mil clientes no pré-pago. Já a TIM conectou mais 122,1 mil clientes pós-pagos, mas desconectou -123,8 mil clientes no pré-pago.

Vivo continua a liderar o mercado de telefonia móvel, com participação de mercado de 38,8% (pré-pago + pós-pago), enquanto a Claro tem 34,1% e a TIM 23,9%.

Banda larga fixa

Ainda conforme o banco, a Brisanet foi a operadora, entre os ISPs, que mais adicionou clientes em janeiro deste ano.  A Brisanet continua apresentando o melhor desempenho em termos de crescimento orgânico, adicionando cerca de 12,3 mil clientes, um pouco menos aos 12,5 mil de Dez/23. A operadora do Nordeste foi seguida pela  Desktop reportou uma adição líquida de +10,1 mil assinantes.

A Unifique, aponta o XP, é um caso distinto. Embora tenha liderado o número de adições líquidas 28,1 mil clientes, apenas 100 vieram de aquisições orgânicas, ou seja pela própria empresa. Os demais 28 mil vieram da Vex, provedor regional adquirido recentemente pelo grupo.

FTTH

A Vivo mantém a liderança no segmento de fibra até a casa (FTTH), com 58,1 mil novas aquisições. Ela foi seguida pela Claro, que adicionou novos 45,7 mil clientes. Mas o banco ressalta que a base de FTTH da Claro soma ainda 13,4% do total de sua clientela.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11098