Ciena anuncia solução óptica capaz de suportar 1,6 TBps

Tecnologia, que só chega ao mercado na primeira metade de 2024, promete reduzir o consumo de energia por bit e otimizar o tráfego de dados
Ciena anuncia tecnologia WaveLogic 6
Solução WaveLogic 6 deve otimizar o tráfego de dados e reduzir o consumo de energia, diz Ciena (crédito: Freepik)

A Ciena, empresa de software e serviços de rede, anunciou, nesta terça-feira, 28, a WaveLogic 6, tecnologia otimizada para o transporte de alta capacidade exigido por rotas de dados e serviços. Segundo a companhia, a solução deve facilitar o tráfego de dados em redes de banda larga e reduzir o consumo de energia.

A empresa informou que a sexta geração da WaveLogic tem capacidade para suportar até 1,6 TB/s em um único comprimento de onda em redes ROADM metropolitanas, 800 Gb/s em conexões mais longas e plugáveis de 800G com eficiência energética em distâncias de mil quilômetros,

Entre os principais destaques da tecnologia, está o WaveLogic 6 Extreme (WL6e), solução de desempenho otimizada que integra inovações de DSP para oferecer maior capacidade sobre a fibra, além de reduzir em 50% a energia consumida por bit.

Além disso, a tecnologia acompanha a solução WaveLogic 6 Nano (WL6n), a qual promete reduzir a pegada de carbono. Segundo a empresa, o recurso alimenta plugáveis coerentes de 400G-800G para levar economia de custo, energia e espaço em aplicações long-haul de 400G e metropolitanas/regionais de 800G, além de aplicações interoperáveis 800ZR DCI.

“Os últimos anos mudaram irreversivelmente nossas expectativas de rede, mostrando a importância de disponibilizar mais conectividade para contribuir com o nosso estilo de vida digital. Ao mesmo tempo, todos nós precisamos fazer mais para ajudar o meio ambiente”, afirma, em nota, Scott McFeely, vice-presidente sênior de produtos e serviços globais da Ciena.

“Como pioneira em tecnologia de óptica coerente e a primeira a trazer 40G, 100G, 400G e 800G coerentes para a indústria, continuamos a ditar o padrão em transporte óptico e testar os limites da inovação, criando soluções que significativamente reduzem custos por bit, melhoram a performance de rede e impulsionam eficiência energética”, acrescenta o executivo.

A empresa informou que o WaveLogic 6 chega ao mercado no primeiro semestre de 2024.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10522