Cidades do interior paulista desligam nesta quarta o sinal analógico de TV

Ao todo, o sinal analógico deixa de funcionar em 103 cidades. TV aberta só será sintonizada por aparelhos que tenham conversor digital,

tv-analogica-tv-digital-conversor-fora-do-ar-desligamento-switch-off

O sinal de TV analógica desligado a partir das 23h59 desta quarta-feira, 17, em 103 cidades do interior paulista localizadas nas regiões de Campinas e do Vale do Paraíba. No lugar, entra a transmissão digital, que precisa de um conversor para permitir a sintonia dos canais.

Aparelhos de TV “widescreen”, fabricados desde 2011, contam com o conversos. Quem tiver televisores mais antigos, precisa comprar um adaptador externo. Pessoas registradas em programas sociais federais têm o direito de receber, gratuitamente, um conversor.

Foram distribuídos 533.906 kits gratuitos (compostos por antena, conversor de sinal e controle remoto) para a recepção do sinal aberto da TV digital na Região de Campinas, atingindo 85% do total de beneficiários. E também no Vale do Paraíba foram 148.915 unidades, 76%.

A distribuição dos kits vai continuar por mais 30 dias. Famílias cadastradas nos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, têm direito a receber o kit. Para saber se vocês tem direito de receber o kit, deve ligar para 147 ou visitar o portal www.sejadigital.com.br.

Nas duas áreas do estado de São Paulo, cerca de 10 milhões de pessoas passarão a contar com transmissão totalmente digital. Serão beneficiadas cerca de 7,7 milhões de pessoas na região de Campinas e 2,3 milhões no Vale do Paraíba.

Uma das exigências para que haja o desligamento é que, pelo menos, 93% dos televisores na região estejam preparados para receber o novo sinal. Hoje 184 municípios já possuem cobertura totalmente digital. A previsão é que o Brasil encerre o processo de switch off até o fim deste ano.

Próximos desligamentos

As próximas regiões metropolitanas onde o sinal analógico também será desligado a partir do dia 31 deste mês são Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Nas áreas de Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, também em São Paulo, a digitalização deverá ser totalmente implantada no dia 28 de março de 2018 e outros 396 municípios do interior paulista terão unicamente sinal de TV Digital em 28 de novembro de 2018.

 

Com o desligamento do sinal analógico, também haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será destinada às operadoras de telefonia móvel, que devem usá-la para ampliar a cobertura de redes 4G.

Cidades onde haverá o desligamento nesta quarta-feira:

Região de Campinas – Aguaí, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Alumínio, Americana, Amparo, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Iperó, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itobi, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jumirim, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mairinque, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Mombuca, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piedade, Piracicaba, Pirassununga, Porto Feliz, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Salto, Salto de Pirapora, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, São João da Boa Vista, São Pedro, São Roque, Serra Negra, Socorro, Sorocaba, Sumaré, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torrinha, Valinhos, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista, Vinhedo e Votorantim.

Vale do Paraíba – Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Lorena, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Roseira, São José dos Campos, Taubaté e Tremembé.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11111