Cidades Amigas do 5G 2024: veja as melhores e piores
A Conexis Brasil Digital publicou nesta segunda-feira, 20, a edição de 2024 dos rankings das premiações Cidades Amigas do 5G e Cidades Inteligentes. A solenidade ocorre nesta tarde, no Ministério das Comunicações (MCom).
No 5G, categoria que leva em conta a adaptação normativa da cidade para receber a tecnologia, a vencedora é Arapongas, no Paraná. Neste ano, houve destaques em cada região (veja abaixo).
O levantamento é da consultoria Teleco, contratada pela Conexis, com base nos 326 maiores municípios brasileiros. Para Cidades Inteligentes, o destaque foi para Uberlândia (saiba mais abaixo).
5G
Esta é a nona edição do ranking Cidades Amigas do 5G, e substitui o prêmio Cidades Amigas da Internet. “Este ano, considerando que todos os municípios com mais de 500 mil habitantes já têm rede 5G disponível, a Conexis acrescentou esta categoria à premiação visando reconhecer as ações realizadas para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade e, assim, antecipar as metas estabelecidas pela Anatel”, explica a entidade em nota.
O 5G conta com 24,3 milhões de acessos e mais de 490 municípios atendidos, de acordo com dados compilados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A avaliação do desempenho das cidades leva em conta medidas anti burocráticas e os normativos municipais que contemplam a Lei Geral de Antenas (Lei Federal 13.116/2015) e sua regulamentação (Decreto Federal 10.480/2020), verificando avanços importantes de algumas cidades que alteraram leis municipais ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento.
Arapongas, que desponta com destaque regional e nacional, atualizou lei municipal no final de 2023. Na avaliação, a cidade obteve notas máximas quanto o respeito a prazos e medidas que oneram menos as empresas.
A Conexis destaca que o levantamento indica ainda "muitos municípios com processos de licenciamento caros, burocráticos, lentos e com leis desatualizadas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos". A cidade com nota geral mais baixa no ranking de 2024 foi Votorantim (SP).
Ainda de acordo com a entidade, os principais problemas encontrados nas cidades com as notas mais baixas no ranking envolvem restrições para a instalação de infraestrutura; restrição para a instalação de antenas próximo a edificações como hospitais e escolas; e demora para emissão de autorizações (chegando a 1 ano).
Serviços Inteligentes
O levantamento sobre cidades inteligentes considera serviços utilizados diretamente pelo cidadão nas áreas de mobilidade urbana, e-gov, saúde, educação e meio ambiente, como sensor de vagas de estacionamento; controle de trânsito; bilhete eletrônico; emissão de licenças; certidões e permissões de forma digital; emissão de boletos de tributos online; agendamento de consultas pela internet ou telefone; matrícula online e medidores inteligentes de energia, entre outros.
A cidade mineira de Uberlândia levou o primeiro lugar, com 26 dos 28 serviços inteligentes pesquisados. Um dos fatores que mais impactou na posição do município neste ano é a implementação de seis novos serviços desde o ano passado.
Veja alguns dos destaques de Uberlândia:
- Mais de 400 mil usuários/mês de serviços de E-Gov (Possui website/App com serviços);
- Os serviços de Saúde/Educação atenderam mais de 97 mil usuários/mês;
- A segurança da cidade conta com mais de 3 mil câmeras de monitoramento;
- 62% de cruzamentos com semáforos inteligentes;
- 1,7 milhão de prontuários eletrônicos;
- 100% da frota de caminhões de coleta de lixo possuem GPS para monitoramento da gestão municipal. A localização dos veículos também é disponibilizada à população.
Veja abaixo os rankings:
O levantamento também resultou em um panorama dos gargalos entres os municípios, saiba mais neste link.