CGI.br vai doar R$ 250 mil para vítimas das enchentes no RS
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira, 17, doar R$ 250 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados à organização sem fins lucrativos Ação da Cidadania, que está à frente de uma campanha para ajudar a população gaúcha.
“O Comitê Gestor da Internet no Brasil entende sua responsabilidade social e, diante dos graves impactos causados pelas enchentes no estado gaúcho, viu a necessidade de se posicionar e apoiar as vítimas das cheias no Rio Grande do Sul, que têm castigado especialmente as famílias economicamente vulneráveis. Esse é um momento de união e solidariedade”, afirma Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, em nota.
O colegiado também se comprometeu a promover uma articulação multissetorial para organizar esforços no sentido de combater a disseminação de desinformação relacionada à tragédia climática no Rio Grande do Sul e às ações empenhadas pelo poder público e organizações para prover assistência e segurança à população.
De acordo com balanço divulgado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil do estado, 154 óbitos foram confirmados e 98 vítimas estão desaparecidas. Ao todo, 461 municípios foram atingidos, afetando 2.281.830 de habitantes. O número de feridos chegou a 806 e o de desalojados alcançou 540.192. Segundo o órgão, 78.165 estão em abrigos. Até agora, 82.666 pessoas e 12.108 animais foram resgatados.
Internet
Nesta semana, as associações Abrint e InternetSul se manifestaram para exaltar os esforços dos provedores de serviços de internet (ISPs) para restabelecer as conexões de banda larga no território gaúcho e restaurar as infraestruturas de telecomunicações.
A Oi, por sua vez, anunciou uma iniciativa para conectar abrigos com WiFi. Em conferência com analistas, a Unifique disse que cerca de 15,6 mil assinantes ainda estão sem conexão no estado, número que chegou a 35 mil no auge das cheias. (Com assessoria de imprensa)