CESAR inaugura unidade em Portugal

Sede em Aveiro integra estratégia de internacionalizado do centro de inovação, que já conta com braço nos Estados Unidos
CESAR inaugura unidade em Portugal
Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, em inauguração da unidade em Portugal (foto: CESAR/Divulgação)

Especializado em educação e inovação, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) inaugurou, nesta terça-feira, 11, uma unidade em Aveiro, em Portugal. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização do centro para atuação em toda a Europa.

Segundo o laboratório de inovação, Aveiro foi escolhida pela vocação tecnológica e por estar localizada entre os dois maiores centros econômicos portugueses, Lisboa e Porto. A instalação da base europeia, nomeada CESARE (CESAR Europa), tem o objetivo de contribuir com os ecossistemas de educação e inovação na região.

“O CESAR Europa é um marco na estratégia de expansão do CESAR, para construção de uma rede de educação e inovação com integrantes em diversos continentes”, afirmou Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, em nota. “É uma oportunidade para aprendermos e ampliarmos o conhecimento a partir de outras realidades”, acrescentou.

A unidade em Portugal não é a primeira fora do País. O centro conta com uma base na Flórida, nos Estados Unidos, responsável pelo atendimento comercial em toda a América do Norte. No Brasil, o CESAR está presente em Curitiba, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro, além da matriz no Recife.

Entre suas atividades, o centro se dedica a potencializar estratégias digitais e desenvolver soluções que apoiem empresas em seus processos de digitalização.

Porto Digital

A expansão do CESAR faz parte da iniciativa Porto Digital, um ecossistema de inovação estabelecido no Recife que conta com mais de 365 empresas parceiras e receita de R$ 4,75 bilhões.

Na prática, o centro foi a primeira organização a integrar o Porto Digital. Agora, o braço europeu se torna a primeira instituição do chamado Porto Digital Europa.

“Outras instituições e empresas vão acompanhar esse movimento para transformamos o Porto Digital em Aveiro num local de referência em inovação e tecnologia para toda a Europa”, disse, também em nota, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10693