Centro de Tecnologia do Ceará vai ser feito com base em demandas do setor

Governador do Ceará afirma que estado fará investimentos em linha com a demandas do setor para garantir a atração de empresas e data centers

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse hoje, 14, que o Centro de Tecnologia do Ceará será erguido com base na demanda e na orientação do setor de telecomunicações. O político afirmou que o estado fará o investimento e lembrou que já está definido por decreto um regime tributário diferenciado para o recebimento de aportes na região. Também, que as operadoras vão dizer o que precisa haver no local para atrair startups, empresas, data centers.

O Centro será construído no terreno no qual antes seria feita a usina de dessalinização da Cagece, movida para um ponto mais distante das rotas de cabos submarinos na Praia do Futuro, por determinação de Freitas.

“Queremos discutir com o setor a possibilidade de termos um centro de tecnologia no Ceará, mas em parceria com as empresas e investidores. Queremos, com vocês, discutir desde a concepção”, falou, no Simpósio Telcomp, que acontece em Brasília. Ele apresentou um croqui do que pode se tornar o centro.

Segundo ele, o Ceará está recebendo investimentos para ampliação da produção de energia limpa, haverá a construção de linhões para conectar a rede elétrica alternativa ao ONS, e essa geração renovável poderá nutrir o ambiente tecnológico local.

Freitas disse que o estado também quer incentivar a formação de jovens em tecnologia para formar mão de obra qualificada para o setor de TICs. “Nós do estado do Ceará não queremos dizer como vai ser o Centro, queremos ouvir vocês [o setor] e estamos dispostos a fazer o investimento necessário para atender a demanda que vocês tenham e gerar empregos e oportunidades para nossa juventude”, acrescentou.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4403