Cell Broadcast será ativado no Nordeste

Ferramenta Defesa Civil Alerta, que usa tecnologia cell broadcast para enviar mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população em áreas de risco, será ativada em 36 cidades de 9 estados em junho

cell broadcast

A Anatel anunciou na quinta-feira, 29 de maio, a ampliação do sistema Defesa Civil Alerta para 36 municípios da Região Nordeste. A ativação ocorrerá em duas etapas: no dia 14 de junho serão enviados alertas de demonstração, e a operação plena começará em 18 de junho, com acompanhamento técnico contínuo. A ferramenta, que já opera nas regiões Sul e Sudeste, utiliza tecnologia cell broadcast para a comunicação direta de alertas de emergência às populações em áreas de risco, por meio das redes móveis 4G e 5G.

A ação é coordenada pela Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel (SCO), em articulação com o Ministério das Comunicações (MCom), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), via Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), além das Defesas Civis Estaduais e Municipais. O sistema também envolve a ABR Telecom, responsável pela solução tecnológica nas operadoras, e as prestadoras de telecomunicações filiadas à Conexis Brasil Digital (Algar, Claro, TIM e Vivo).

A tecnologia o cell broadcast transmite mensagens de texto para todos os celulares conectados de uma determinada área geográfica, sem necessidade de cadastro prévio. Os alertas aparecem como notificações pop-up sobre o conteúdo em uso no celular e, em casos extremos, incluem alarme sonoro mesmo com o aparelho em modo silencioso.

Além de complementar outros meios de alerta, como SMS e mensagens na TV por assinatura, o cell broadcast garante maior penetração e velocidade na difusão de avisos em cenários de desastres como alagamentos, deslizamentos e vendavais. Desde o início da operação, o sistema já emitiu 376 mensagens de emergência, das quais 57 foram classificadas como extremas, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

A meta do governo federal é concluir a implantação nacional até o fim de 2025. Os testes do dia 14 de junho incluirão todas as capitais nordestinas, além de outras cidades dos nove estados da região.

Entre os municípios participantes estão: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), São Luís (MA), Aracaju (SE), Natal (RN) e Maceió (AL).

A iniciativa também contou com adaptações nos sistemas Android e iOS, coordenadas com Google e Apple, por meio da Abinee, entidade representativa da indústria eletroeletrônica. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

O Tele.Síntese nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11299