Caixa e BB têm mais de 90% das operações em canais digitais
Nos primeiros nove meses do ano, foram realizadas 35,4 bilhões de transações em todos os canais da Caixa, físicos e digitais. O número representa um crescimento de 45,6% na comparação com o mesmo período de 2023. Desse total, 33 bilhões, ou 93,2%, ocorreram pelos meios digitais do banco, um aumento de 52,4%.
No terceiro trimestre do ano, as transações digitais também avançaram. O balanço divulgado pelo banco nesta quarta-feira, 13 de novembro, mostra que, no período, as transações digitais somaram 11 bilhões, também 93,2% do total, crescendo 33,1% na comparação anual, enquanto o total de transações cresceu 29,2%.
Em número de agências, a Caixa encerrou o terceiro trimestre do ano com 3.257 agências físicas, contra 3.317 no mesmo período de 2023, ou seja, uma diminuição de 114 endereços.
Em seu relatório de resultados do trimestre, a Caixa observou ainda que o consórcio formado pela instituição em parceria com Elo e Microsoft teve a proposta de “tokenização habitacional” selecionada, em setembro, pelo Banco Central (BC) para ser testada na segunda fase do Piloto Drex. Além disso, a Caixa destacou que o consórcio também está explorando soluções de pagamentos offline, utilizando a mesma tecnologia blockchain do projeto do BC.
Digital no BB
Assim como na Caixa, o Banco do Brasil (BB), que também divulgou os resultados do terceiro trimestre do ano nesta quarta-feira, mostrou crescimento do uso dos canais digitais. De acordo com a instituição, o período finalizou com 93,7% das operações dos clientes sendo realizadas por esses meios.
Segundo os dados divulgados, no terceiro trimestre, o banco atingiu um recorde de 24,2 milhões de usuários em seu aplicativo. As plataformas digitais fecharam o período respondendo por 38,6% do crédito pessoal e 27% das operações de serviços, como investimentos, aberturas de contas e seguros.
Os avanços do digital também se refletem nos números de contas de empresas. No terceiro trimestre, foram abertas 17,7 mil contas PJ na instituição por meio do aplicativo, um crescimento de 82,5% quando comparado ao mesmo período de 2023.
O BB ainda divulgou dados do Open Finance. “Ampliamos a quantidade de clientes com consentimento ativo no Open Finance, chegando a 2,1 milhões, dos quais 1,3 milhão já são consentimentos sem prazo de vencimento, o que contribui para a perenidade dos benefícios obtidos a partir do uso dos dados e melhora a experiência do cliente com o Open Finance”, destacou a instituição em seu relatório.
Lucro no trimestre
Tanto Caixa quanto BB tiveram resultados positivos no terceiro trimestre de 2024. Na Caixa, o lucro líquido recorrente foi de R$ 3,3 bilhões, crescimento de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado do ano até setembro, o banco registrou resultado de R$ 9,4 bilhões, aumento de 21,6% na comparação com os nove primeiros meses de 2023.
No BB, o lucro líquido ajustado foi de R$ 9,5 bilhões no terceiro trimestre do ano, alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro a setembro, o lucro líquido ajustado foi de R$ 28,3%, crescimento de 8,4% na comparação anual.