Cade investiga indícios de cartel de fabricantes de instrumentos eletrônicos para testes e medição

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo para investigar empresas como Agilent Technologies, Datasonic, Elektrotec,Farneil Newark, entre outras, por fortes indícios de formação de cartel na oferta de instrumentos eletrônicos de testes que podem ter afetado clientes como institutos de pesquisa, universidades, forças armadas e órgãos de telecomunicações além de empresas de energia.

abstrata-luz“Existem fortes indícios da prática de condutas anticompetitivas consistentes na (i) fixação de condições comerciais, vantagens e abstenção de participação em licitações públicas e privadas, por meio especialmente da apresentação de propostas de cobertura; (ii) alocação de clientes e divisão de mercados entre concorrentes t e (iii) promoção e influência na- -adoção–de conduta comercial uniforme entre- concorrentes.–Os- dados — atualmente existentes indicam que diversos clientes públicos e privados podem ter sido afetados pela conduta, em especial institutos de pesquisa, universidades, as forças armadas, órgãos governamentais de telecomunicação, transporte e energia e empresas.” Com essa convicção, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) resolveu iniciar processo de investigação contra fabricantes de instrumentos eletrônicos para testes e medição.

As empresas investigadas são:Agilent Technologies Inc., Agilent Technologies Brasil Ltda., Datasonic Indústria e Distribuição de Eletrônicos Ltda., D.T.I. Comercio de Artigos de Informática Ltda., Elektrotech Comercial e Industrial Ltda., Farneil Newark Brasil Distribuidora de Produtos Eletrônicos, FLK Instrumentação Eletrônica, Ltda., 1NCAL Instrumentos, Karimex Componentes Eletrônicos, Keysight Technologies Inc., Keysight Technologies MediçãoBrasil Ltda., Master Tools Instrumentos Ltda., Nortron Nordeste Eletrônica Ltda. ME, Pares Eletrônica Comercial e Industrial Ltda. EPP, Quart Comercial e Industrial Ltda.

Conforme o levantamento preliminar, algumas das condutas podem ter se iniciado em 2002, mas, a partir de 2006, existem fortes indícios de que a prática tomou-se mais frequente, tendo cessado possivelmente em outubro de 2012.

 

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122