BTG Pactual/PAN lidera o ranking dos mais reclamados do BC
Reclamações sobre cartões de crédito lideram a lista do período, seguidas por internet banking em segundo lugar e crédito consignado em terceiro.
O BC – Banco Central – divulgou ontem, 20, o ranking das instituições com maior número de reclamações no terceiro trimestre de 2022. Lideram a lista do período os seguintes bancos:
1º BTG PACTUAL/BANCO PAN (conglomerado)
2º C6 BANK (conglomerado)
3º BMG (conglomerado)
4º INTER (conglomerado)
5º SANTANDER (conglomerado)
6º BRADESCO (conglomerado)
O índice de reclamação do segundo trimestre do ano não foi e nem será divulgado, informou o BC, devido à greve dos servidores do banco, realizada no início do ano. No primeiro trimestre, a lista de reclamações foi liderada pelo C6 Bank e o BTG Pactual/Banco Pan em segundo lugar. A pontuação no ranking elaborado pelo BC leva em conta o total de reclamações proporcionalmente ao número de clientes da instituição.
No rankgin atual, o BTG PACTUAL/ BANCO PAN sofreu 1,559 mil reclamações no trimestre, totalizando 76,14 pontos. O C6 Bank, por sua vez, somou 1,070 reclamações, com índice de 50,18. E o BMG, em terceiro lugar, teve 542 reclamações, com índice de 46,87.
São divulgados também as listas de reclamações de outras instituições financeiras, como os bancos menores e as empresas de consórcio.
No caso das empresas de consórcio, os mais reclamados no terceiro trimestre foram:
1º CNK ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO
2º TÁGIDE ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS
3º AGIBANK ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS
Entre os bancos menores, a lista dos mais reclamados é formada por:
2º MASTER
3º GRUPO BONSUCESSO
As principais razões para as reclamações são as seguintes:
3º Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada
5º Pix – Dificuldade para solicitar ou realizar devolução