Brisanet fecha 23 sem alcançar meta na banda larga fixa

A meta era chegar a 1,3 milhão de clientes, mas a operadora fechou dezembro com 1,292 milhão de assinantes de banda larga fixa.
foto de fibra óptica com luzes em destaque passando por ela.
O foco da operadora será na telefonia móvel este ano. Crédito-Freepik

A Brisanet fechou o ano de 2023 sem alcançar a sua meta de clientes em banda larga fixa. Conforme o relatório operacional divulgado pela operadora regional, fechou dezembro com 1,292 milhão de clientes em banda larga fixa. A meta estabelecida era  fechar o ano com uma base de  1,3 milhão de clientes no ano passado.

A operadora reconheceu a desaceleração no crescimento, afirmando que “o cenário econômico brasileiro, especialmente na região onde atuamos, segue desafiador. A inflação e a estratégia de preços adotada pela concorrência seguem exercendo pressão no mercado de telecomunicações”.

No mês de dezembro, informa a companhia, foram incorporadas 12,5 mil novas residências conectadas em sua rede (HCs). Em agosto, o crescimento orgânico foi de 17,2 mil novos assinantes; em setembro, de 13,8 mil; e de 12,4 mil em novembro.

A empresa reforçou ainda que o ritmo de expansão da banda larga fixa este ano continuará reduzido, pois o foco será a expansão do serviço celular 4G e 5G, para o qual  a empresa projeta ativar a cobertura de seu negócio móvel em mais de 300 municípios ao longo do ano, visando alcançar aproximadamente 14 milhões de habitantes.

Mas mantém market share em fibra entre 50 e 70% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 20% em Fortaleza.

Agility

A Brisanet informou ainda que pretende incorporar os seus franqueados, que atuam sob a marca Agility também no projeto de expansão da rede móvel 4G e 5G, mas ainda não construindo o modelo de negócios mais adequado.

A operadora promoveu  no ano passado uma reestruturação em seu sistema de franquia, diminuindo o número de empresas franqueadas, que caíram de 93 para 70, o que gerou também redução na base de clientes da Agility. Eram 214,9 mil em dezembro de 22 e foram reduzidos para 185, 8 mil em dezembro do ano passado.

 

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Miriam Aquino

Jornalista há mais de 30 anos, é diretora da Momento Editorial e responsável pela sucursal de Brasília. Especializou-se nas áreas de telecomunicações e de Tecnologia da Informação, e tem ampla experiência no acompanhamento de políticas públicas e dos assuntos regulatórios.
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