Brisanet fecha 23 sem alcançar meta na banda larga fixa
A Brisanet fechou o ano de 2023 sem alcançar a sua meta de clientes em banda larga fixa. Conforme o relatório operacional divulgado pela operadora regional, fechou dezembro com 1,292 milhão de clientes em banda larga fixa. A meta estabelecida era fechar o ano com uma base de 1,3 milhão de clientes no ano passado.
A operadora reconheceu a desaceleração no crescimento, afirmando que “o cenário econômico brasileiro, especialmente na região onde atuamos, segue desafiador. A inflação e a estratégia de preços adotada pela concorrência seguem exercendo pressão no mercado de telecomunicações”.
No mês de dezembro, informa a companhia, foram incorporadas 12,5 mil novas residências conectadas em sua rede (HCs). Em agosto, o crescimento orgânico foi de 17,2 mil novos assinantes; em setembro, de 13,8 mil; e de 12,4 mil em novembro.
A empresa reforçou ainda que o ritmo de expansão da banda larga fixa este ano continuará reduzido, pois o foco será a expansão do serviço celular 4G e 5G, para o qual a empresa projeta ativar a cobertura de seu negócio móvel em mais de 300 municípios ao longo do ano, visando alcançar aproximadamente 14 milhões de habitantes.
Mas mantém market share em fibra entre 50 e 70% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 20% em Fortaleza.
Agility
A Brisanet informou ainda que pretende incorporar os seus franqueados, que atuam sob a marca Agility também no projeto de expansão da rede móvel 4G e 5G, mas ainda não construindo o modelo de negócios mais adequado.
A operadora promoveu no ano passado uma reestruturação em seu sistema de franquia, diminuindo o número de empresas franqueadas, que caíram de 93 para 70, o que gerou também redução na base de clientes da Agility. Eram 214,9 mil em dezembro de 22 e foram reduzidos para 185, 8 mil em dezembro do ano passado.