Brisanet avança no Mercado Livre de Energia no Ceará

Brisanet migra o consumo de energia para o mercado livre, em busca de redução de custos e uso de fontes renováveis

A operadora nordestina Brisanet está migrando de fonte de energia, passando a adotar o mercado livre. Segundo a empresa, suas Unidades Consumidoras (UCs) das cidades cearenses de Pereiro, Iguatu e Juazeiro do Norte já operam com a nova modalidade de contratação.

As instalações dessas UCs passam a consumir energia de fontes incentivadas, provenientes de tecnologias de geração renovável, como solar fotovoltaica, eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). “Além dos benefícios financeiros, a Brisanet aspira obter o selo RECs (Certificado de Energia Renovável), destacando o compromisso com práticas sustentáveis”, diz a companhia.

A telecom estima que mais unidades consumidoras de Juazeiro do Norte e Fortaleza migrem para o ACL até setembro deste ano, proporcionando economia.

A sede da Brisanet consumiu em 2023, em média, 42.800 kWh/mês, totalizando 513 MWh/ano. Com a adesão ao ACL, estima-se que a empresa terá uma economia média de 30% após a adesão ao projeto, que contempla um montante energético renovável contratado de 28.500 MWh, atendendo todas as unidades do Grupo A no Mercado Livre de Energia.

“Gradativamente, estamos migrando as nossas unidades consumidoras em definitivo para o consumo de energia advinda de fontes incentivadas, provando assim que inovação tecnológica e sustentabilidade devem caminhar juntas”, afirma o diretor de operações da telecom, João Paulo Estevam.

A Brisanet atende em 158 cidades e nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,3 milhão de assinantes em banda larga fixa com uma infraestrutura de rede óptica própria. A empresa também está entrando no mercado móvel com tecnologia 5G, utilizando o espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste). A tele já cobre com sinal móvel 70 cidades. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11028