Brasileiro troca menos de smartphone e quer bateria que dure mais tempo

Pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Qualcomm confirmou o crescimento dos smartphones no país. E apontou também que 75% dos entrevistados usam o celular para acessar redes sociais e que 91% ficam com o mesmo aparelho por mais de um ano, enquanto em 2014 metade já tinha trocado de aparelho. O sonho de consumo é ter uma bateria de maior duração
shutterstock/ Thep Urai
shutterstock/ Thep Urai

Pesquisa encomendada pela Qualcomm ao Ibope apontou crescimento da taxa de penetração de smartphones no país, que passou de 19% em 2014 para 40% em 2016. Realizado com o objetivo de identificar tendências no mercado brasileiro de smartphones e traçar o perfil comportamental do usuário, o levantamento informa ainda que sete de cada dez smartphones no país possui SIM Card múltiplo e que quatro de cada dez usuários utiliza com frequência mais de um cartão.

Entre alguns outros destaques está o maior tempo de permanência com o mesmo smartphone pelos usuários brasileiros. Hoje, 91% ficam com o mesmo aparelho por mais de um ano. Em 2014, esse percentual era de 50%. Além disso, o uso para diversão continua sendo maior (57%) do que para trabalho (24%).

O uso do celular para acessar redes sociais é mencionado por 75% dos entrevistados. Outros 75% também dizem utilizar o aparelho para tirar fotografias, enquanto o envio de mensagens é mencionado como uma das principais atividades por 37%.

Além disso, a bateria com maior duração é apontada como item de maior desejo por 58% dos usuários quando questionados sobre o que gostariam de ter caso venham comprar um novo smartphone. A capacidade de armazenamento dos aparelhos é mencionada por 50% e maior resistência a quedas e impactos, por 47%.

Os dados do estudo, realizado em 2016, atualizam resultados de pesquisa anterior, de 2014. O Ibope efetuou 800 entrevistas presenciais e via internet com homens e mulheres, donos de smartphones, na faixa etária de 18 a 54 anos, das classes sociais A, B, C, residentes em todas as regiões do Brasil. (assessoria de imprensa).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11032