Brasil tem quatro tentativas de fraude por minuto

Em 2021, meio milhão de contas falsas foram abertas com e-mails vazados no Brasil e a maioria das fraudes ocorre no momento do login.

 

Brasil tem quatro tentativas de fraude por minuto Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

O Brasil registrou uma média de 3,7 tentativas de fraude por minuto entre 9h e 20h, período em que ocorrem 70% das tentativas de fraude no país, e o setor financeiro é o que mais sofre golpes online, segundo pesquisa da AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais que monitora com mais de 80 milhões de dispositivos móveis em sua base. A empresa monitora toda a jornada digital, detectando comportamentos suspeitos.

De acordo com o relatório, no Brasil, instituições financeiras, programas de fidelidade, fintechs, avaliações online e criptomoedas, nesta ordem, foram os que mais registraram tentativas de fraude ao longo de 2021.

A maior parte das tentativas de fraude ocorre na fase de login, 64%, quando o usuário coloca seus dados cadastrais para acessar sua conta em um site ou aplicativo. Em seguida, no momento do cadastro, 27%, e, por fim, nas transações, 9,21%.

O roubo de conta está entre as modalidades mais aplicadas pelos fraudadores brasileiros no ano passado, totalizando 63% de tentativas de fraudes. O estudo identificou ainda que 78,39% das transações realizadas em 2021 com IP comprometido – com histórico malicioso, envio de spam, phishing e propagação de vírus, por exeplo – eram as mais fraudulentas.

O uso de máquinas virtuais, usadas com o objetivo de simular um sistema operacional, fez parte de 14% das fraudes realizadas em 2021. Além disso, os fraudadores também realizaram 1 milhão de transações por meio de dispositivos comprometidos, ou seja, devices que possuem alguma alteração no sistema operacional, conclui a pesquisa.

(Com assessoria

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1785