Brasil é o 5º país em número de usuários de smartphones no mundo

País fica atrás de quatro nações mais populosas; contudo, quando se avalia a taxa de penetração de celular em relação ao tamanho da população, Brasil sai do topo 10
Brasil aparece no top 10 em ranking de usuários de smartphones no mundo
Brasil aparece no top 10 em ranking de usuários de smartphones no mundo (crédito: Freepik)

O Brasil é o quinto país em número de usuários de smartphones em todo o mundo, de acordo com um ranking divulgado nesta segunda-feira, 8.

Atualmente, o Brasil possui mais de 118 milhões de usuários ativos de celular. Com isso, o País fica atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, segundo um levantamento da plataforma Cupom Válido, com base em dados do The World Bank e da Statista.

Vale destacar que as quatro nações à frente do Brasil têm populações maiores do que a brasileira.

De acordo com o estudo, a China lidera o ranking com mais de 953 milhões de usuários de celulares. A Índia, em segundo lugar, tem aproximadamente 492 milhões, pouco mais da metade do primeiro lugar.

Conforme a metodologia, é considerado usuário ativo de smartphone quem utiliza o dispositivo pelo menos uma vez por mês.

Confira o top 10 a seguir.

Taxa de penetração

O levantamento também avalia o percentual de usuários ativos em relação à população de um país. Por essa métrica, o Brasil deixa o top 10 do ranking. O País tem uma taxa de penetração de celular de 55,4%, ficando na 15ª posição global.

“Isso mostra que, apesar da quantidade absoluta de usuário de smartphones ser entre as maiores do mundo, quase a metade da população brasileira ainda não possui um celular”, diz a Cupom Válido, em nota.

Além de o Brasil deixar o top 10, há uma reorganização considerável do ranking. Os Estados Unidos lideram, com 82,2% da população com smartphones. Em seguida, as quatro maiores economias europeias – Reino Unido (79,8%), França (78,8%), Alemanha (78,8) e Itália (77,%) – completam o top 5.

Veja, no infográfico a seguir, quais são os dez países com as maiores taxas de penetração de celular em relação à população.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10388