Brasil e Chile assinam memorandos para transformação digital e inovação

Ministérios firmam acordos de cooperação durante visita oficial. Conjunto de intenções prevê colaboração em treinamentos e projetos de IPDs e Centro Espacial.
Brasil e Chile assinam memorandos para transformação digital e tecnologias
Representantes dos governos do Brasil e Chile em reunião | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), firmou um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda do Chile para colaboração entre os países na transformação digital dos serviços públicos. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira, 5, durante a visita oficial do presidente Lula ao país, acompanhado da ministra do MGI, Esther Dweck, que compõe a comitiva brasileira.

Em nota da pasta, a ministra diz que o acordo visa “a cooperação e o intercâmbio de experiências nas áreas de transformação digital, inovação, compras governamentais, gestão de pessoas, diversidade, entre outras”.

Ainda de acordo com o ministério, os mecanismos de cooperação do instrumento incluem o intercâmbio de conhecimentos, práticas e ferramentas. Há intenção de promover eventos institucionais, tais como colóquios, conferências, seminários, reuniões e workshops.

“Em relação ao governo digital, o memorando possibilita a colaboração entre o Brasil e o Chile para a promoção de uma transformação digital inclusiva, de forma a aumentar a eficácia das políticas públicas para potencializar o desenvolvimento e reduzir as desigualdades”, informa o ministério.

O acordo também estabelece que os países devem buscar uma atuação conjunta na concepção e na integração de Infraestruturas Públicas Digitais (IPDs), como são chamadas as soluções que adotam padrões de tecnologia para ampliar o acesso a serviços públicos ou privados em escala social, como a plataforma gov.br.

Ciência e Tecnologia

A declaração conjunta assinada pelo presidente Lula e o presidente do Chile, Gabriel Boric Font, nesta segunda-feira, 5, também prevê cooperação bilateral no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, com Memorando de Entendimento entre os ministérios dos dois países.

“Este Memorando permitirá potencializar a colaboração em Transformação Digital, incluindo Inteligência Artificial; Mudança do Clima e Biodiversidade, Startups e Ambientes Inovadores; Biotecnologia; a colaboração bilateral no âmbito da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Cern) e Tecnologias Quânticas, promovendo o desenvolvimento conjunto de novos projetos de pesquisa e inovação”, consta na declaração.

Os ministérios de Ciência e Tecnologia também firmaram Memorando de Entendimentos sobre “Cooperação em Atividades Espaciais para Fins Pacíficos”. Neste sentido, os países saudaram a instalação da pedra fundamental do futuro Centro Espacial Nacional chileno na comuna de Cerrillos, projeto científico e tecnológico de inovação espacial que busca impulsionar o desenvolvimento dessa tecnologia no Chile, a fabricação de satélites e laboratórios de processamento de dados, o que “permitirá reforçar a colaboração científica entre o Brasil e o Chile”, conforme o comunicado.

Com informações do MGI e Planalto*

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11061