Segundo Aragon, essa seria uma das formas para que os players independentes pudessem disputar a guerra de atenção com as grandes plataformas internacionais.
Cicero Aragon, Diretor Presidente da Box Brasil – Crédito: TV.Síntese
Além de uma regulação do audiovisual por incentivo assimétrico em toda a cadeia, o diretor-presidente da Box Brasil, Cícero Aragon, defende especial apoio às plataformas nacionais para disputarem a guerra de atenção. Segundo ele, as grandes empresas internacionais gastam uma fortuna em publicidade, ganham mais assinantes e mais propaganda e alcançam a sustentabilidade.
Aragon, que participou nesta sexta-feira, 8, de live do Tele.Síntese, ressalta que é preciso ter cuidado para que as novas regulações não criem uma nova concentração. “Hoje nós temos um movimento das grandes operadoras indo para o streaming, ofertando o serviço em condições muito interessante para o público, ao mesmo tempo, temos plataformas brasileiras como a nossa, que estão tentando brigar pelo que está se chamando a guerra da atenção, que passou a ser a grande questão”, disse.
Segundo Aragon, se o Brasil tiver 10, 15, 20 players, as plataformas brasileiras independente terão 20 potenciais clientes para o conteúdo audiovisual brasileiro. “Se essas plataformas não forem incentivadas, no médio prazo, pela concentração que está se vendo nos grandes grupos econômicos, que estão comprando e se fundindo, nós acabaremos com 5, 6 plataformas fortes, voltaremos a 10 anos atrás, tendo que regularizar cotas”, ressaltou.
Uma saída, para Aragon, é incentivar a inclusão de app de plataformas brasileiras independentes nas TVs conectadas produzidas na Zona Franca de Manaus. “Esses botões custam muito caro e são resolvidos em grandes negócios em nível mundial e a taxa cobrada é de 30% da receita das plataformas conectadas, o que inviabilizaria o negócio”, disse.
Aragon afirmou que a Box Brasil tem uma parceria com a Claro, que garante uma grande visibilidade e garante 10 vezes mais clientes do que os obtidos diretamente pela plataforma. Ele disse que contribuição nesse sentido será apresentada na consulta pública sobre as alterações na legislação TV paga, do MCom, que se encerra na próxima terça-feira, 12.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies. De acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Functional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Statistics
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.