Bossa Invest cria meio de investir na OpenAI e outras startups dos EUA

O veículo para investimento é resultado de uma parceria com a Captable e o objetivo o acesso de investidores brasileiros, inicialmente, a dez unicórnios americanos

Bossa Invest cria meio de investir na OpenAI e outras startups dos EUA

A Bossa Invest, empresa de venture capital, lançou um veículo com o objetivo de dar mais acesso a quem quer investir indiretamente em startups americanas de alta tecnologia. A partir dele, investidores brasileiros farão aportes em uma única empresa que possuirá indiretamente investimentos em startups dos Estados Unidos, como OpenAI, Stripe, Anthropic e Epic Games.

Isso será feito por meio da realização de oferta na Captable, plataforma de investimentos em startups do Brasil. De acordo com a empresa, a operação utilizará uma estrutura de Sociedade de Propósito Específico (SPE), facilitando a alocação de capital indireta nesses unicórnios americanos. A SPE possuirá, indiretamente, um portfólio de 10 startups, permitindo que os investidores distribuam seus aportes de maneira indireta e equitativa entre todas as empresas.

A lista completa das startups que fazem parte dessa oferta inicial inclui OpenAI, Epic Games, Stripe, Anthropic, Scale AI, Perplexity AI, Deel, Groq, Databricks e Attentive.

“Essa parceria não só amplia as oportunidades de investimento, mas também fortalece o ecossistema de inovação, conectando investidores brasileiros a algumas das startups americanas mais promissoras do mundo”, afirma Paulo Deitos, CEO da Captable.

“Esse primeiro veículo representa um marco significativo para o ecossistema de pequenos investidores brasileiros, unindo as expertises da Captable e da Bossa Invest para criar novas oportunidades para esses investidores”, afirma Paulo Tomazela, CEO da Bossa Invest.

Sobre as empresas

Em 2023, o portfólio da Bossa Invest fechou com mais de 1.500 startups investidas e 100 exits. Fundada em 2015, a venture capital tem seus investimentos voltados para negócios de tecnologia B2B e B2B2C, em estágio pré-seed, que tenham modelos de negócios digitais e escaláveis.

Já a Captable, faz a conexão entre startups e investidores do varejo, empresas, acelerados, grupos de anjo e fundos de investimento. Desde 2019, quando foi criada, a empresa levou cerca de 8 mil investidores ativos a aportarem mais de R$ 115 milhões em startups no país. (Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1797