Funttel: Clemar Engenharia obtém R$15 milhões para investir em 5G
A mais nova empresa a adquirir financiamento via Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) é a Clemar Engenharia, que obteve R$ 15,6 milhões para investir em soluções 5G. A aprovação foi anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira, 19.
Segundo o BNDES, o financiamento permitirá que a empresa desenvolva novos recursos tecnológicos – “como postes, tótens e caixas subterrâneas – para a ampliação de infraestrutura móvel de 5G do país”. A operação faz parte do plano de inovação da Clemar, que tem sede e indústria em Santa Catarina, além de filias em todas as regiões do país (saiba mais abaixo).
“Por meio dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), a companhia pretende lançar produtos que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas, já que a tecnologia 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal”, complementa o BNDES em nota.
No comunicado, o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior da estatel, José Luis Gordon, ressalta que o apoio do banco está alinhado à nova política industrial (Nova Indústria Brasil), que incentiva investimentos em produtos intensivos em tecnologia.
Para o BNDES, os investimentos em inovação da Clemar “podem resultar em novos depósitos de patente ou modelos de utilidade associados a produtos inovadores para o setor de telecomunicações”.
“As soluções desenvolvidas pela companhia têm potencial ainda de reduzir o consumo de insumos e a geração de resíduos, além de minimizar riscos de segurança dos equipamentos”, entende o BNDES.
Clemar
A Clemar Engenharia foi fundada na década de 70 e atua com obras em diversas áreas, incluindo indústria, defesa e energia. No setor de tecnologia e conexão, tem presença principalmente no ramo de data centers. Em telecom, a empresa vende operação e implatação de sites.
A Clemar tem sede em Florianópolis (SC), unidade industrial em Palhoça (SC) e filiais nas seguintes localidades:
- Ananindeua (PA),
- Brasília (DF),
- Belo Horizonte (MG),
- Curitiba (PR),
- Fortaleza (CE),
- Jaboatão dos Guararapes (PE),
- Lauro de Freitas (BA),
- Porto Alegre ()RS).
- Rio de Janeiro (RJ),
- São Paulo (SP),
- Serra (ES) e
- Várzea Grande (MT).