BNDES anuncia novo Conselho Administrativo

Os novos integrantes do conselho do BNDES assumem postos vagos após a renúncia de quatro integrantes na segunda-feira, 16

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nomeou quatro novos conselheiros: Carlos Nobre, Izabella Teixeira, Robinson Barreirinhas e Jean Uema.

Carlos Nobre, engenheiro eletrônico graduado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), foi um dos selecionados. Além disso, o climatologista foi secretário de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente da CAPES, integrando agora o conselho do BNDES. Além dessas características, Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Já Izabella Teixeira, segunda anunciada, é bióloga pela Universidade de Brasília e PhD em Planejamento Ambiental, Políticas Ambientais, Energia e Mudança do Clima pela COPPE-UFRJ. Foi ministra do Meio Ambiente e liderou a delegação brasileira nas negociações do Acordo de Paris (2015) e do Protocolo de Nagoya (2010), além de ter sido líder-chave da Conferência Rio + 20 (2012). Atualmente a bióloga é co-presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais – IRP/ON e membro do Conselho de Assuntos Econômicos e Sociais – DESA/ONU. Também atua como consultora junto ao setor privado e à filantropia nacional e internacional. Izabella Teixeira ganhou, em 2013, da ONU Meio Ambiente, o Prêmio “Champions of the Earth” pela sua liderança política internacional.

Jean Keiji Uema, mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP e servidor do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2000, foi subchefe de Assuntos Parlamentares (Supar) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), consultor jurídico do Ministério da Saúde e adjunto da Supar da SRI. Agora o mestre inicia suas atividades no Conselho Administrativo do BNDES

Robinson Barreirinhas, último anunciado, é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, onde também exerceu o cargo de secretário adjunto de Negócios Jurídicos. Atuou como secretário municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, além de assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo.

Os novos conselheiros assumem os postos anteriormente ocupados por Fábio de Barros Pinheiro, Heloisa Bedicks, João Laudo de Camargo e Sonia Consiglio, que renunciaram a seus mandatos na última segunda-feira, 16, depois já avisar em dezembro que os postos seriam colocados à disposição para indicação de nomes do novo governo.

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1797