Big techs dominam ranking de marcas mais influentes da Ipsos
![Google é a marca mais influente no ranking 2021 da Ipsos - crédito: reprodução](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-primeiro-colocado-google-creditodivulgacao-telesintese.jpg)
Big techs como Google (1º), Samsung (2º), YouTube (3º), Facebook (7º) e Microsoft (10º) estão entre as 10 primeiras colocadas no ranking Ipsos de marcas mais influentes do Brasil de 2021 (Most Influential Brands Brazil 2021), divulgado nesta terça, 12. É a 9ª vez que a lista é feita.
“Google é o líder incontestável ao longo de todas as 9 edições do ranking”, disse, sobre a primeira colocada das big techs, Ana Hashizume, diretora de brand health tracking da Ipsos no Brasil e apresentadora do ranking, divulgado em uma live.
“Afinal, quem nunca ‘deu um Google’ para pesquisar algo na vida?’, completou Hashizume.
A apresentadora lembrou que Google se define como uma empresa de inovação, e que isso não é à toa. Entre os principais drivers de influência utilizados para se chegar ao resultado, a big tech se destaca justamente em inovação.
“Além disso, no Brasil, a maioria esmagadora dos smartphones funciona através do Android, que é uma plataforma do Google; e o navegador de internet Chrome também é o mais utilizado. Por isso tamanha presença e confiança agregada à marca”, falou a diretora da Ipsos.
Equilíbrio
Para Hashizume, o YouTube, que pertence ao Google, “consegue equilíbrio em sua influência a dentro dos principais drivers de influência, o que justifica seu terceiro lugar no ranking.
O mesmo vale para a Samsung, segunda colocada. Neste caso, a diretora da Ipsos acrescentou que a fabricante de produtos eletrônicos, “está muito em linha com o que é relevante para gerar influência”.
![Most Influential Brands Brasil, 2° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-2-colocado-samsung-credito-divulgacao-telesintese.jpg)
Sobre o YouTube, destacou que a plataforma “avança no território da realidade virtual, cresce no universo musical e é polêmica, como no posicionamento em relação ao parlamento Russo”.
![Most Influential Brands Brasil, 3° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-3-colocado-youtube-credito-divulgacao-telesintese.jpg)
Segundo Hashizume, o posicionamento recente não influenciou no ranking, mas sinalizou como “em algum momento as marcas precisam se posicionar, precisam dizer em que elas acreditam”.
Reinvenção
Para a Ipsos, a Netflix é exemplo de sucesso na capacidade de se reinventar. “A marca nasceu como serviço de entrega de DVDs pelo correio. Hoje é líder disparada no mercado de streaming”, pontuou a diretora, sobre a quarta colocada.
![Most Influential Brands Brasil, 4° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-4-colocado-netflix-credito-divulgacao-telesintese.jpg)
“Além disso, é fonte constante de novas produções e valoriza conteúdos locais, o que ajuda a gerar proximidade com as pessoas, uma identificação. Por isso mesmo tem presença e confiança como drivers importantes”, acrescentou.
A Amazon, 6ª colocada, também tem um serviço de streaming, mas, de acordo com a executiva da Ipsos, vale destacar seu serviço de nuvem, um dos responsáveis pela empresa ter chegado quase ao dobro de seu lucro, no último trimestre de 2021.
![Most Influential Brands Brasil, 6° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-6-colocado-amazon-credito-divulgacao-telesintese.jpg)
Realidade virtual
Com aposta na realidade virtual, o Facebook, agora Meta, chegou ao 7º lugar no ranking. Mas não é só isso. “No Brasil, continua a ser a principal rede social utilizada pelas marcas. Isso está bastante refletido nos drivers de influência”, disse Hashizume.
![Most Influential Brands Brasil, 7° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-7-colocado-facebook-credito-divulgacao-telesintese.jpg)
A Microsoft, 10ª colocada, “incentiva pessoas e organizações a conquistar mais; e busca tornar a realidade, virtual ou não, mais colaborativa”, segundo a diretora da Ipsos.
Para a executiva, a empresa entendeu que trabalhar com essa realidade mista, tornando isso algo muito interativo, era algo muito importante.
“Não por acaso o lucro da Microsoft cresceu 34% no segundo semestre de 2021, e as ações subiram mais de 45%”, concluiu.
![Most Influential Brands Brasil, 4° colocado, Youtube (Crédito: divulgação)](https://telesintese.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Most-Influential-Brands-Brasil-10-colocado-microsoft-credito-divulgacao-telesintese.jpg)