Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo: as próximas cidades a receber 5G puro

Segundo presidente do Gaispi, a Siga Antenado já trabalha na mitigação de interferência do 5G nas estações profissionais de satélite nestas cidades
Moisés Moreira (Anatel) discursa no Prêmio Anuário Telesíntese 2019 (Foto: Robson Regato)

Moisés Moreira, presidente do Gaispi, grupo de acompanhamento de limpeza da faixa de 3,5 GHz para ativação do 5G Standalone no Brasil, afirmou hoje, 3, que a Siga Antenado (EAF) trabalha para liberar o espectro nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo ainda em julho.

“A EAF tem nos informado que o fluxo está sendo restabelecido. Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo são prioridades para julho. Os filtros já estão sendo instalados, e tudo indica que BH será mesmo a próxima a ser o sinal liberado”, afirmou.

Na quarta-feira, 6, Brasília se tornará a primeira cidade do país a receber o 5G puro. Todas as demais capitais do país devem ter a frequência de 3,5 GHz livre até o final de agosto, para ativação em setembro.

A EAF enfrentou problemas para importação dos equipamentos de mitigação da interferência do sinal 5G sobre estações profissionais de satélite (FSS), o que motivou o atraso. Conforme os aparelhos desembarcam no país, são destinados à cidade definida como prioritária no momento.

Moreira afirmou que a capital mineira de Belo Horizonte deve ser a próxima da fila a ter o sinal disponibilizado para o 5G. Depois, virá Porto Alegre, e finalmente São Paulo até o final do mês.

Segundo ele, haverá uma reunião ordinária do Gaispi no dia 13 de julho, quando será decida a liberação dessas capitais, e quem sabe, outras mais.

Avatar photo

Rafael Bucco

Artigos: 4422