BB já tem mais de um milhão de clientes compartilhando dados com outras instituições

Segundo Karen Machado, gerente de open finance na estatal, o WhatsApp é a próxima jornada do BB no open finance
BB já tem mais de um milhão de clientes que compartilham dados. Crédito-5x5-Tec-Summit-22
Segundo Karen Machado, a maioria dos clientes já recebeu oferta diferenciada do BB.

O BB já soma 1,3 milhão de clientes que aderiram ao open finance, ou seja, clientes que compartilharam seus dados financeiros de outras instituições com o Banco do Brasil. São 300 mil correntistas a mais que o divulgado em seu balanço financeiro do terceiro trimestre de 2022, divulgado em novembro deste ano. De acordo com Karen Machado, gerente de open finance na estatal, dos clientes que deram o opt-in, 80% já receberam pelo menos uma oferta personalizada de produtos e serviços do banco. “Estamos não só trazendo um volume relevante de consentimentos, mas impactando essas pessoas”, disse a executiva nesta quinta-feira, 8.

Durante o 5×5 Tec Summit, evento organizado por Convergência Digital, Mobile Time, Telesíntese, Teletime e TI Inside, Machado revelou que as ofertas aos clientes do BB são hiperpersonalizadas, uma vez que são geradas a partir dos dados combinados da vida financeira do cliente BB e outros bancos. Essas informações também são usadas para melhorar modelos de análise de crédito do banco, o CRM; pedir atualização de documentos; e analisar o comportamento de compra do cliente em cartão de outros bancos.

A gerente também afirma que o WhatsApp é a próxima jornada para o BB no open finance: “Hoje já oferecemos a parte de geração de consentimento e iniciação de pagamento pelo nosso bot no WhatsApp. Entendemos que faz sentido levar jornadas do open banking ao mensageiro por ser um canal que o banco tem várias transações financeiras (empréstimo, consultas e pagamento de cartão) e ser um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros”, relatou Machado.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11028