Base pós-paga cresce em setembro e supera a pré-paga pela primeira vez no Brasil
As operadoras móveis informaram à Agência Nacional de Telecomunicações que o setor passou a ter mais clientes pós-pagos do que pré-pagos. Os dados de setembro reunidos pela agência apontam que havia, naquele mês, 114,73 milhões de assinantes pós, enquanto os pré eram 113,56 milhões.
A alta no pós foi puxada pela Claro no mês. A companhia adicionou 764,46 mil clientes no segmento, uma expansão de 2,57%. Com isso, passou a ter base pós de 30,45 milhões de usuários. A Vivo foi a segunda a mais adicionar assinantes pós-pagos, seguida por TIM e Oi, como se vê na tabela.
Assinantes Pós-pago por empresa | ago/20 | out/20 | Saldo | Variação |
CLARO | 29.694.797 | 30.459.257 | 764.460 | 2,57% |
OI | 12.593.893 | 12.696.935 | 103.042 | 0,82% |
TIM | 21.581.750 | 21.736.279 | 154.529 | 0,72% |
VIVO | 43.645.651 | 43.960.979 | 315.328 | 0,72% |
Na comparação anual, a Claro também atraiu mais clientes do que as rivais. A tele controlada pelo grupo mexicano América Móvil atraiu 4,2 milhões de usuários no pós-pago desde setembro de 2019. A Vivo adicionou 1,66 milhão de clientes do tipo. Enquanto a Oi somou 840 mil, e a TIM, 493 mil.
Ao todo, o pós-pago ganhou 1,33 milhão de clientes no mês.
Pré-pago
No pré-pago, o movimento foi quase o inverso. A Claro foi a operadora que mais encolheu no segmento, em função do upgrade de usuários para planos controles e desligamentos de chips inativos. A TIM vem em seguida, com números semelhantes. A Oi também perdeu assinantes pré. A Vivo foi a exceção, sendo a única a crescer, tanto na comparação entre setembro e agosto, como na comparação anual. Ao todo, o pré perdeu 364,6 mil cliente no mês. Veja abaixo.
Pré-pago por operadora | 09-2019 | 08-2020 | 09-2020 | Saldo | Variação | Saldo A.A. | Variação A.A. |
CLARO | 30.207.060 | 26.349.979 | 26.292.509 | -57.470 | -0,22% | -3.914.551 | -12,96% |
OI | 25.670.427 | 24.019.840 | 23.839.638 | -180.202 | -0,75% | -1.830.789 | -7,13% |
TIM | 33.283.828 | 30.213.440 | 29.422.553 | -790.887 | -2,62% | -3.861.275 | -11,60% |
VIVO | 31.533.929 | 32.093.147 | 32.757.100 | 663.953 | 2,07% | 1.223.171 | 3,88% |
Panorama
Ao final de setembro, havia no país o total de 228,3 milhões de clientes móveis, uma expansão de 1 milhão de assinantes. 50,3% no pós-pago, 49,7% no pré-pago. O 4G segue como a tecnologia mais utilizada, com 72,5% dos usuários. O 3G tem 15,4%, enquanto o 2G sobre vive em 12,1% dos acessos.
A Vivo ainda é a operadora com mais clientes, possuindo 33,6% dos assinantes. A Claro vem em seguida, com 24,9%. Vale lembra que a Claro comprou a Nextel, que tem 1,4% de market share – dado este ainda segregado pela Anatel. Se somado, a Claro passando a ter 26,3% de participação total.
A TIM é a terceira maior operadora móvel do país, com fatia de 22,4% do mercado. E a Oi é a quarta, com 16%.