Barulho em torno da 5G ainda tem reflexo incerto sobre marcas das operadoras
As empresas WPP e Kantar divulgaram na última semana o BrandZ, relatório sobre o valor de marcas globais. O material traz entre as categorias um ranking das marcas mais valiosas entre as operadoras de telecomunicações, liderado pela AT&T (veja abaixo).
O relatório aponta que este mercado enfrenta transformações, com empresas se consolidando e entrando cada vez mais profundamente no mercado do entretenimento e conteúdo. Indica, ainda, que as teles precisam explicar ainda para o consumidor o que é a quinta geração de telefonia móvel (5G) e que benefícios essa tecnologia trará.
A percepção, até aqui, é unicamente de que se trata de mais velocidade. Os clientes pouco distinguem termos técnicos, como latência. O BrandZ sugere que, entre outras coisas, o marketing das teles em torno da 5G deva ser humanizado e se ater a usos claros da nova tecnologia, como no segmento de jogos eletrônicos.
Charlotte Brown, diretora da Kantar, explica a situação: “As marcas das operadoras estão em uma situação precária com a 5G. As empresas creem que precisam ter a tecnologia, mas não sabem direito o motivo, e o custo de implantação é monumental. Então precisam comunicar algo que ainda não compreendem bem e não foi lançado”, resume.
O valor de cada marca
O ranking das 10 marcas mais valiosas entre as operadoras de telecomunicações do mundo é dominado por norte-americanas. Mas tem a presença de Alemanha, China, Reino Unido, França, Japão e Espanha. Veja, abaixo, a lista completa.
Rank 2019 | Marca | País de Origem | Valor da Marca 2019 ($M) | Variação no valor |
1 | AT&T | EUA | 108.375 | 2% |
2 | Verizon | EUA | 94.598 | 11% |
3 | Xfinity | EUA | 48.889 | 14% |
4 | Deutsche Telekom | Alemanha | 44.219 | 7% |
5 | China Mobile | China | 39.423 | -15% |
6 | Spectrum | EUA | 38.423 | -2% |
7 | Vodafone | R.U. | 26.499 | -8% |
8 | Orange | França | 20.728 | 6% |
9 | NTT | Japão | 20.070 | -10% |
10 | Movistar | Espanha | 19.361 | -15% |
A variação positiva do valor das marcas das operadoras norte-americanas se deve ao lançamento no mercado local da 5G. No caso específico da AT&T, houve ainda impacto da fusão com a Time Warner.
A Telefônica, cuja marca Movistar ficou em 10º lugar no ranking, perdeu valor em relação à pesquisa do último ano em função da forte volatilidade econômica vista na América Latina.