Banda larga via fibra óptica supera 40 milhões de acessos no Brasil
A banda larga fixa segue crescendo no Brasil, puxada, principalmente, pelas conexões de fibra óptica. E, pela primeira vez, a tecnologia superou a marca simbólica de 40 milhões de acessos no País.
De acordo com dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as conexões com fibra óptica chegaram a 41,3 milhões em outubro, alta de 4,5% em relação a setembro (39,5 milhões). Os números, vale lembrar, são preliminares, uma vez que pode haver subnotificação de provedores de serviços de internet (ISPs).
De todo modo, no intervalo de 12 meses, cerca de 5,6 milhões de acessos em fibra foram ativados, com o uso da tecnologia avançando 15,6% – em outubro de 2023, havia 35,7 milhões de assinantes com fibra óptica no País.
No recorte por porte de empresa, nota-se que as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) são responsáveis por 27,6 milhões dos acessos em fibra – ou seja, 66,8% do total. Além disso, os pequenos provedores possuem quase o triplo de assinantes em fibra em relação às grandes operadoras, que fecharam outubro com 9,3 milhões de conexões com base na tecnologia.
Ainda especificamente sobre o uso de fibra óptica na banda larga fixa, a Vivo lidera o segmento, com 6,8 milhões de conexões. Em segundo lugar, com 4,2 milhões de acessos, está a antiga Oi Fibra, operação que foi vendida para a V.tal, cujo negócio ainda depende de aprovação da Anatel. A Claro, líder no mercado geral (saiba mais abaixo), aparece em terceiro lugar, com 1,75 milhão de assinantes com fibra óptica.
Entre as PPPs com mais de 1 milhão de clientes com fibra estão Giga+ (1,6 milhão, a marca é a operação comercial da Alloha Fibra), Brisanet (1,4 milhão), Vero (1,3 milhão) e Desktop (1,1 milhão).
Mercado de banda larga
O mercado completo de banda larga fixa – incluindo fibra e outras tecnologias, como cabo coaxial, cabo metálico, rádio e satélite – chegou a 53,3 milhões de conexões no Brasil em outubro. Os dados compilados pela Anatel mostram avanço mensal de 4% (51,2 milhões em setembro) e anual de 10,3% (48,3 milhões em outubro de 2023). Em relação ao total do mercado, nota-se que a fibra representa 77,4% dos acessos ativos.
Levando em conta todas as tecnologias, a liderança segue com a Claro, que tem quase 10,2 milhões de assinantes em todo o País – a base da operadora é largamente composta por cabo coaxial, tecnologia usada em 8,3 milhões de acessos. A Vivo ocupa a segunda posição (7,2 milhões), seguida da antiga operação de banda larga da Oi (4,5 milhões).
Os dados de outubro mostram, na sequência, Giga+ (1,6 milhão), Brisanet (1,4 milhão), Vero (1,3 milhão), Desktop (1,1 milhão), Algar (815,7 mil), TIM (799,3 mil), Brasil TecPar (782 mil), Unifique (781,7 mil), Alares (777,5 mil), Ligga (340,5 mil) e Mhnet (327,3 mil). A Starlink, operadora via satélite, já se aproxima da marca de 300 mil acessos, tendo encerrado outubro com 296,1 mil assinantes.