Banda larga acelera em abril e se aproxima de 49 milhões de acessos

Dados compilados pela Anatel mostram que Claro e Vivo seguem ampliando suas bases, enquanto Oi registrou mais um mês de perda de clientes; Desktop e Brisanet se destacam entre os provedores regionais
Banda larga se aproxima de 49 milhões de acessos no País
Acessos de banda larga se aproximam da marca de 49 milhões no País (crédito: Freepik)

As assinaturas de planos de banda larga fixa aceleraram em abril, mostram dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a adição de 660 mil acessos em relação aos números de março. No total, o País fechou o quarto mês do ano com 48,97 milhões de clientes de internet fixa.

A depender da revisão dos dados, como a agência reguladora costuma fazer conforme provedores reportam números atualizados, é possível que a marca de 49 milhões de acessos tenha sido superado mesmo em abril.

De todo modo, o dado preliminar de abril mostra um avanço de 5,2% na comparação com o total registrado no mesmo período do ano passado (46,56 milhões). Em números absolutos, o setor ganhou 2,41 milhões de assinantes em 12 meses.

Operadoras

Segundo o painel de acessos da Anatel, a Claro, líder no segmento, ganhou 23 mil assinantes em abril, com a base chegando a 10,08 milhões.

A Vivo teve um desempenho ainda melhor, adicionando cerca de 41 mil clientes à carteira de banda larga em abril. A marca do Grupo Telefónica alcançou 6,87 milhões de acessos fixos, dos quais 6,41 milhões (93,3%) são em fibra óptica.

A Oi, diferentemente das concorrentes, perdeu clientes no quarto mês do ano. A base diminuiu em cerca de 16 mil acessos, totalizando 4,73 milhões. A redução da carteira também foi registrada em março (-10 mil) e fevereiro (-21,6 mil).

De todo modo, vale notar que, em abril, a diminuição do total de acessos da Oi se concentrou nas conexões via cabo metálico (quase 20 mil cancelamentos). A Oi Fibra, por outro lado, ganhou cerca de 3,5 mil clientes.

O relatório ainda mostra que a TIM, que vinha mantendo estabilidade no segmento, perdeu 4 mil assinantes em abril. A base, menor do que a das rivais, ficou em 809 mil acessos.

Provedores regionais

De acordo com os dados, as bases da Alloha Fibra e da Vero (já incorporados os acessos da fusão com a America Net) permaneceram estáveis em abril, com 1,57 milhão e 1,34 milhão de clientes, respectivamente.

Tanto a Brisanet quanto a Desktop ampliaram as carteiras com a adição de 11 mil clientes, totalizando 1,33 milhão e 1,05 milhão, respectivamente.

A base da Unifique chegou a 755,8 mil, com um incremento de 3 mil acessos em abril. A Brasil TecPar, que recentemente se tornou uma companhia aberta, ganhou 7 mil assinantes, chegando a 640,3 mil. A Alares também teve um mês positivo, com a adição de 1,5 mil clientes à base, que totalizou 629 mil acessos.

Na contramão, Algar (813,5 mil assinantes) e Ligga (353,2 mil) registraram pouco mais de 4 mil desconexões no mês.

Avatar photo

Eduardo Vasconcelos

Jornalista e Economista

Artigos: 1087