Ávato conclui conexão de Santiago, no interior do RS

Empresa do grupo Brasil TecPar venceu a licitação do município e levou fibra óptica e serviços para os moradores da cidade

A Ávato Tecnologia, empresa do grupo Brasil TecPar, concluiu a conexão de Santiago, município do interior do Rio Grande do Sul. Agora a cidade conta com cabeamento de fibra óptica de ponta a ponta no perímetro urbano, o que inclui a Prefeitura, suas secretarias, escolas municipais, postos de saúde, dentre outros; inclusive conectividade no interior; e wi-fi em sete redes públicas, o que inclui os Parques Zamperetti e da Lagoa, Ginásio Municipal, Praças Central, Tomaz Fortes, de Brinquedos e do bairro Ana Bonato.

Com isso, Santiago dá um salto em relação a economia e a conectividade. Conforme o gerente de relacionamento de governo da Ávato, Tiago Dalla Porta, estudos da empresa apontam uma economia média de 40% em custos com telefonia em cidades que adotaram esse sistema.

“Normalmente as cidades possuem várias linhas telefônicas e contratos com diversas operadoras, o que gera um custo variável. Através do sistema que instalamos o custo para Santiago agora será fixo, não necessitando ficar a mercê desse tipo de flutuação de mercado”, destaca.

Além disso, a equipe de TI da Prefeitura recebeu treinamento especializado dos profissionais da Ávato em relação à administração do firewall (sistema de proteção) da rede da Prefeitura. A empresa ganhou a licitação feita pelo município.

Entenda o que foi feito

  • Internet Corporativa: proporciona um serviço de internet de qualidade com velocidade suficiente para atender as demandas do município com o máximo de disponibilidade possível;
  • Firewall de última geração NGFW: proporciona segurança da informação, controlando tudo o que trafega na rede de dados da prefeitura e suas secretarias, inclusive acesso de locais públicos. Possibilita o controle de todo o conteúdo de acesso à internet;
  • MPLS, interligando 55 unidades: proporciona conexão de alta velocidade em fibra óptica das unidades da prefeitura até a sua sede administrativa;
  • Central Telefônica (47 unidades, totalizando 192 ramais e 2 circuitos E1): proporciona a redução de custos da telefonia, agora as unidades da prefeitura podem telefonar entre si sem tarifas e para números públicos com custo fixo;
  • Wi-Fi + Hotspot em 7 pontos públicos: proporciona acesso à internet para a comunidade em 7 locais públicos;
  • Monitoramento: proporciona à equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura ter a visualização completa do funcionamento da rede, permitindo tomarem ações pró-ativas e estratégias de ampliação e melhorias.(Com assessoria de imprensa)

 

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Da Redação

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