AT&T confirma ataque cibernético e download ilegal de dados de “quase todos” os clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de clientes foram baixados ilegalmente. A empresa salientou que já tomou medidas para que esse acesso ilegal seja fechado
AT&T confirma download ilegal de dados de "quase todos" os clientes
AT&T confirmou em nota que dados de clientes foram acessados ilegalmente | Foto: Freepik

A AT&T, operadora norte-americana, afirmou que sofreu um ataque cibernético, permitindo o download ilegal de dados dos clientes. As informações comprometidas incluem registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de “quase todos os clientes”, segundo a empresa disse em nota. Uma investigação foi iniciada por especialistas em cibersegurança contratados pela empresa e medidas foram tomadas para fechar o ponto de acesso ilegal. A empresa ainda afirmou que está trabalhando com as autoridades para prender os envolvidos.

“Com base em nas investigação, os dados comprometidos incluem arquivos contendo registros de chamadas e mensagens de quase todos os clientes celulares da AT&T, clientes de operadoras móveis virtuais (MVNOs) que usam a rede sem fio da AT&T, bem como clientes de linha fixa da AT&T que interagiram com esses números celulares entre 1º de maio de 2022 e 31 de outubro de 2022″, afirmou a empresa em nota.

Além disso, os dados comprometidos também incluem registros de 2 de janeiro de 2023 para um número muito pequeno de clientes. Os registros identificam os números de telefone com os quais um número celular da AT&T ou MVNO interagiu durante esses períodos.

Segundo informações publicadas pela Reuters, cerca de 109 milhões de contas foram acessadas indevidamente. Além disso, a AT&T informou que o FBI está investigando o caso e pelo menos uma pessoa foi detida. Atualmente, a empresa norte-americana não acredita que os dados estejam disponíveis publicamente.

“Os dados não contêm o conteúdo das chamadas ou mensagens, informações pessoais, como números de Seguro Social, datas de nascimento ou outras informações de identificação pessoal. Também não incluem algumas informações típicas que você vê nos detalhes de uso, como o carimbo de data/hora das chamadas ou mensagens”, disseram em nota. Porém, embora os dados não incluam nomes de clientes, muitas vezes existem maneiras, usando ferramentas online disponíveis publicamente, de encontrar o nome associado a um número de telefone específico.

Avatar photo

Gabriel Gameiro

Artigos: 64