AT&T ativa rede comercial 5G nos EUA

Lançamento acontece sem que ainda existam dispositivos capazes de se conectar à rede. Operadora lançará roteador na sexta-feira.

A operadora norte-americana AT&T ativou sua rede móvel 5G em 12 cidades dos Estados Unidos hoje, 18. Até junho de 2019, a rede será ligada em mais sete cidades. No primeiro momento, o serviço será destinado ao mercado corporativo. O foco serão pequenas e médias empresas em busca de uma conexão de banda larga fixa.

Na sexta-feira, 21, a operadora começa a distribuir um roteador WiFi, que recebe o sinal via 5G. O equipamento, chamado Nighthawk 5G Mobile Hotspot, é fabricado pela Netgear e poderá se conectar por meio de ondas milimétricas, quando estas estiverem liberadas para o uso.

Os primeiros assinantes não pagam pelo dispositivo, que custará US$ 500 a partir de março. Enquanto as frequências milimétricas não entram em operação, o usuário navegará na rede 5G padrão ou na LTE-Advanced (chamada pela AT&T de 5G Evolution, embora não seja 5G).

O modelo de negócio do 5G será similar ao de banda larga móvel no 4G. A AT&T vai cobrar US$ 70 ao mês pela assinatura, com franquia de internet de 15 GB, sem especificar a velocidade de acesso.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 11122