Ascenty e NUV firmam parceria para entregar menor latência entre Brasil e Europa
A Ascenty, provedora de serviços de data center, anunciou uma parceria com a NUV, companhia especializada em conectividade. O acordo tem o objetivo de ampliar a interconexão do ecossistema de centros de dados e aumentar a qualidade das conexões em todas as regiões em que a Ascenty atua.
O grande diferencial da parceria é a baixa latência que o serviço promete entregar. Segundo a Ascenty, os clientes de ambas as empresas terão opções de conectividade com latências a partir de 99 milissegundos na transmissão de dados entre São Paulo e Madri, por exemplo. A latência média de mercado neste trecho é estimada em 220 milissegundos, conforme a nota de divulgação da parceria.
A entrega de dados deve ser potencializada por meio de plataformas da NUV, como NetIX, Peer-1 e TupIX.
Entre Brasil, Estados Unidos e Europa, a NetIX conecta mais de 30 pontos de trocas de tráfego no mundo. Já a TupIX expande o alcance da rede por toda a América Latina a partir de grandes centros urbanos. A Peer-1, por sua vez, faz com que os dados trafeguem por peerings (conexões de redes separadas) em vários cantos do planeta.
“Com esses produtos, garantimos a menor latência para trocas de dados entre Américas e Europa”, afirma Fabricio Costa, CEO da NUV, em nota. “Capitalizamos a rede sem perder a qualidade de conectividade”, complementa.
A colaboração está em operação há três meses, com base no campus de data center da Ascenty em São Paulo. Nos próximos meses, a parceria irá se estender para outras unidades, como as de Vinhedo (SP), Campinas (SP) e Fortaleza. Em outro momento, os serviços conjuntos chegarão às redes de Santiago (Chile), Querétaro (México) e Rio de Janeiro. O data center da Ascenty em Bogotá, na Colômbia, também deve contar com o serviço quando entrar em operação.
“O conteúdo está em todo lugar, mas o grande diferencial é como esse conteúdo é transmitido. Nesse contexto, a NUV e toda sua gama de plataformas é estratégica pela possibilidade de expansão ilimitada da conectividade, sem perda de qualidade”, destaca João Walter, gerente executivo de Produtos, Soluções e Edge Strategy da Ascenty, também em nota.