Marcelo Ramos: a melhor estratégia de negócios digitais
O cenário de negócios mudou irrevogavelmente, tanto na forma como empresas são reguladas quanto no modo como o desempenho é avaliado.Estamos na era da economia digital, na qual a quantidade e a complexidade de transações crescem exponencialmente ao aprimoramento tecnológico.
As empresas no setor de telecomunicação já estão familiarizadas com a importância que a experiência tem na satisfação do cliente. Entretanto, o perfil dos consumidores mudou. Com o brasileiro checando o celular em média 86 vezes ao dia, proporcionar uma experiência digital tornou-se tão importante para a sobrevivência da empresa quanto as demandas por aumentar a participação de mercado e base de clientes.
Mas qual o caminho para implementar uma estratégia de negócios digital? Certamente não há uma fórmula pronta e tudo deve ser adaptado conforme o perfil da empresa, mas estes são quatro pontos que não devem ficar de fora do plano de ação.
Ser multicanal não é mais suficiente. Ofereça serviços omnichannel
Estenda seu alcance aos consumidores conectados e parceiros de negócios. Proporcione uma experiência perfeita em web, mobile e redes sociais, e garanta que seus serviços de informação e de dados (por exemplo, informações pessoais dos seus clientes) estão disponíveis, funcionais e seguros em cada canal.
Conecte serviços e estabeleça parcerias digitais
Agregar dados e aplicações de parceiros aos seus próprios serviços pode fornecer um valor único para seus clientes. Procure por oportunidades para conectar serviços como pagamento e oferecer a combinação resultante. Certifique-se de fazê-lo de forma segura por sistemas de gestão de identidade e organizar como os aplicativos, sistemas e a nuvem são acessados e entregues, com investimentos em políticas de segurança.
Embora EDI e outras interfaces de integração B2B ainda estarão disponíveis nos próximos anos, novas tecnologias estão sendo adotadas rapidamente. Ao migrar para integração de parceiros baseada em API, ou adicionando essa opção os processos já existentes, você pode seguramente integrar-se com parceiros para agregar mais aos seus serviços digitais, ou para abrir novos canais de distribuição.
Desenvolva excelência operacional
Interações digitais com os clientes estão acelerando o ritmo dos negócios, com as respostas sendo esperadas em questão de segundos, não em dias. Isso reduz o tempo disponível para identificar e reagir a problemas.
Inteligência operacional ativa e ágil é essencial para melhorar a eficiência e monitorar acordos de níveis de serviço com visibilidade no uso de dados de negócios e metadados.
Use os dados para encontrar oportunidades de monetização
Inteligência operacional traz oportunidades de monetização por meio do monitoramento de fluxo de dados em tempo real, que fornece informações detalhadas necessárias para gerar receita incremental. Quanto mais detalhes disponíveis (por exemplo, metadados combinados com dados de negócios), mais flexível e ágil o modelo de negócio se torna.
*Marcelo Ramos, VP sênior e gerente geral da Axway para a América Latina