App 99 testará carro elétrico com a chinesa BYD

A 99, maior rival da Uber no Brasil e subsidiária da chinesa Didi, quer ter mais de 300 carros elétricos em sua frota até o final deste ano.
App 99 testará carro elétrico com a chinesa BYD - Crédito: Divulgação
Carro elétrico BYD D1 – Crédito: Divulgação

O aplicativo brasileiro 99 anuncia que assinou, nessa terça-feira, 12, uma parceria com a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD para começar a testar um carro elétrico desenvolvido para os motoristas do aplicativo.

Os testes do veículo, que foi desenvolvido pela BYD e pela chinesa Didi Chuxing, começarão esta semana em São Paulo, com o objetivo de acelerar a adoção de veículos elétricos na frota de 99.

A empresa, maior rival da Uber no Brasil e subsidiária da Didi, planeja ter mais de 300 carros elétricos em sua frota até o final deste ano.

Com mais de 750 mil motoristas ativos mensais no Brasil e mais de 20 milhões de usuários, a 99 se comprometeu a ter 10 mil carros elétricos cadastrados em sua plataforma até 2025.

A BYD é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo em vendas unitárias e uma importante parceira da Didi na China, que já possui mais de 1 milhão de veículos elétricos e híbridos cadastrados em sua plataforma no país asiático.

Thiago Hipólito, diretor de inovação da 99, disse que a 99 quer replicar essa ideia no Brasil.

“O que vimos é que a adoção massiva do carro elétrico na China passou pelo aplicativo do motorista e isso gerou uma demanda natural de infraestrutura” para dar suporte a esses veículos, como estações de carregamento de baterias, disse.

Aliança pela Mobilidade Sustentável

Liderada pela 99, a iniciativa chamada Aliança pela Mobilidade Sustentável possui entre as empresas aliadas Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas, Zletric e agora a BYD, e visa impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país. As principais metas são aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas, criar 10 mil estações públicas de carregamento e ter 100% da frota do app eletrificada até 2030.

(com Agência Reuters)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1794