API para pagamento via chat dobra finalização de compras online
A startup goiana Poli Digital desenvolveu um meio de pagamento para compras online que permite que as empresas integrem o envio e o recebimento de cobranças ao sistema de centralização e automação de contatos como, por exemplo, o WhatsApp.
Batizada de Poly Pay, a funcionalidade funciona também no chat do Facebook e do Instagram, o que significa que o consumidor que entrou em contato com uma loja online consegue fazer toda a jornada de compra sem precisar sair da plataforma em que está. Isto é, ele vai da escolha de produtos até a conclusão da compra com o pagamento diretamente no chat pelo qual está sendo atendido.
De acordo com a Poli Digital, pequenas e médias empresas que utilizam sua funcionalidade movimentaram R$ 5,5 milhões desde o ano passado. Ainda segundo a startup, 46% dos pedidos criados pelos chats integrados à sua plataforma são concluídos e pagos, índice que representa o dobro em comparação aos e-commerces tradicionais, ou seja, sites de compras de produtos e serviços.
O Poly Pay tem uma interface que permite a criação de catálogos de produtos e serviços, ilustrados com fotos. No próprio ambiente do chat, dá para criar e enviar o instrumento “carrinho de compras”, com a opção de link de pagamento pelo Poly Pay.
O sistema da startup é integrado às marcas MercadoPago e PagSeguro. “São parcerias que viabilizam a oferta ao consumidor, de formas de pagamento por boleto ou cartão de crédito, com a empresa recebendo o valor das vendas por meio dessas instituições”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.
De acordo com o executivo, o processamento das vendas é monitorado de ponta a ponta e os pedidos são facilmente visualizados, bem como o status de cada um na carteira. “É possível filtrar as informações das vendas pelo nome do cliente, por vendedor, por método de pagamento e por status de andamento do pagamento”, afirma.
Além das parcerias com as fintechs, a Poli Digital é parceira oficial do Grupo Meta. Por isso, tem acesso à API (rotinas e padrões de programação) dos aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook), o que possibilitou o desenvolvimento da funcionalidade para que a jornada do cliente para compras online seja iniciada e concluída sem deixar o chat. (Com assessoria de Imprensa)